Publicado por: Camilla Becári, em 17/06/2020 - Categoria: COLUNAS
Tempo de leitura: 1 minuto
Exercícios de Pilates para tratar Condromalácia Patelar.
A articulação do joelho permite sustentação de grandes cargas, assim como a mobilidade necessária para as atividades de locomoção (HALL,2009).
Condromalácia Patelar ou Crondropatia Patelar, refere-se à perda de cartilagem envolvendo uma ou mais porções da patela, sua incidência na população é muito alta, aumentando conforme a faixa etária, sendo mais comum em pacientes do sexo feminino e com excesso de peso (FREIRE,2006).
Quando se movimenta o joelho, nota-se a presença de crepitações, em geral associadas à dor, localizada profundamente de forma difusa na região anterior do joelho.
Um grande aliado para os pacientes com Condromalácia Patelar será o Método Pilates, porque é uma atividade que não impõe grande desgaste articular e que utiliza baixa carga e sobrecarga constante.
O Método também age no alinhamento patelar, bem como na estabilização o quadro clínico. Nesse caso, os exercícios prescritos são de força, alongamento e mobilização do membro inferior, sempre com o cuidado de evitar sobrecarga na articulação em questão.
O Pilates pretende criar hábitos saudáveis que perdurem por toda vida. Com sua prática, as pessoas aprendem a manter uma postura correta em diversas situações ao cotidiano, como sentar, andar e agachar (MARIN, 2009).
Marque uma avaliação e veja os benefícios do Método Pilates!
Graduada em Fisioterapia pela Universidade Presidente Antônio Carlos – UNIPAC Ubá; Formação no Método Pilates (Studio Andrea Melo – Juiz de Fora); Formação em Reeducação Postural Global (RPG); Formação em Quiropraxia; Formação em Osteopatia; Curso de Faixa de Suspensão; Curso de Treinamento Funcional; Curso de Liberação Miosfacial; Curso de Raciocínio Clínico no Pilates