Revista Fato

menu Menu

Pilates na reabilitação da Condromalácia Patelar

Publicado por: , em 17/06/2020 - Categoria: COLUNAS

Tempo de leitura: 1 minuto

Exercícios de Pilates para tratar Condromalácia Patelar.

A articulação do joelho permite sustentação de grandes cargas, assim como a mobilidade necessária para as atividades de locomoção (HALL,2009).

            Condromalácia Patelar ou Crondropatia Patelar, refere-se à perda de cartilagem envolvendo uma ou mais porções da patela, sua incidência na população é muito alta, aumentando conforme a faixa etária, sendo mais comum em pacientes do sexo feminino e com excesso de peso (FREIRE,2006).

            Quando se movimenta o joelho, nota-se a presença de crepitações, em geral associadas à dor, localizada profundamente de forma difusa na região anterior do joelho.

            Um grande aliado para os pacientes com Condromalácia Patelar será o Método Pilates, porque é uma atividade que não impõe grande desgaste articular e que utiliza baixa carga e sobrecarga constante.

            O Método também age no alinhamento patelar, bem como na estabilização o quadro clínico. Nesse caso, os exercícios prescritos são de força, alongamento e mobilização do membro inferior, sempre com o cuidado de evitar sobrecarga na articulação em questão.

            O Pilates pretende criar hábitos saudáveis que perdurem por toda vida. Com sua prática, as pessoas aprendem a manter uma postura correta em diversas situações ao cotidiano, como sentar, andar e agachar (MARIN, 2009).

            Marque uma avaliação e veja os benefícios do Método Pilates!

Camilla Becári

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Presidente Antônio Carlos - UNIPAC Ubá; Formação no Método Pilates (Studio Andrea Melo - Juiz de Fora); Formação em  Reeducação Postural Global (RPG); Formação em Quiropraxia; Formação em Osteopatia; Curso de Faixa de Suspensão; Curso de Treinamento Funcional; Curso de Liberação Miosfacial; Curso de Raciocínio Clínico no Pilates