Revista Fato

menu Menu

Polissonografia: o exame que analisa o seu sono

Publicado por: , em 24/02/2021 - Categoria: COLUNAS

Tempo de leitura: 1 minuto

Imagem: Meramente Ilustrativa

A polissonografia é o exame indicado para avaliar e diagnosticar os diferentes distúrbios de sono, como Distúrbios Respiratórios do Sono (por exemplo os roncos e apneias), as Hipersonias (inclusive a narcolepsia), Parassonias (como o sonambulismo, distúrbio comportamental do REM, pesadelos e terror noturno), Síndrome das Pernas Inquietas, Movimento Periódico dos Membros e Distúrbios do Ritmo Circadiano.

Os principais sintomas relacionados a esses distúrbios e que levam à solicitação do exame  pelos médicos são sonolência diurna excessiva, ronco e paradas respiratórias durante o sono, comportamento atípico do sono, dificuldade para dormir ou manter o sono e movimentos das pernas durante o sono.

Trata-se de um exame não invasivo e indolor. É realizado durante toda a noite de sono, enquanto o paciente dorme. Pode ser realizado em ambiente hospitalar ou na própria casa, para maior conforto e diminuindo a possibilidade do estranhamento do ambiente interferir na noite de sono.

São colocados sensores em todo o corpo que avaliam a respiração, a saturação da oxihemoglobina (nível de oxigênio no sangue), presença de roncos, frequência cardíaca, estágios do sono, presença de despertares, movimento corporal, inclusive dos membros e atividade cerebral. O exame não impede o paciente de se virar para qualquer lado, e também de ir ao banheiro durante a noite.

Caso você apresente alguma queixa em relação à qualidade do seu sono, o ideal é antes, procurar um médico especialista que irá avaliar a necessidade desse e de outros exames.

Marcela Machado Parma

Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Residência Médica em Otorrinolaringologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Título de especialista em Otorrinolaringologia pela AMB; Residência Médica em Medicina do Sono pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Mestrado Profissional em Medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.