Revista Fato

menu Menu

Por que associar o Pilates ao seu esporte favorito?

Publicado por: , em 23/04/2021 - Categoria: COLUNAS

Tempo de leitura: 1 minuto

Foto: Reprodução Internet

O Pilates é um Método que visa a melhora das funções físicas e mentais. A gama de exercícios terapêuticos que o Método oferece tem grande aplicabilidade no tratamento de atletas, tanto amadores quanto de alto rendimento, visto que pode ser utilizada na prevenção de lesões ou até mesmo na recuperação do treino.

O Pilates na reabilitação esportiva se mostra muito eficiente.  Um fato importante, que é um tanto alarmante, tem relação com a orientação recebida para a prática de esportes, poucas pessoas afirmam  que recebem alguma orientação em relação à prática. Isso nos leva a refletir sobre a necessidade de intervenção para a melhora do desempenho dos atletas, visto que uma prática não orientada pode ser considerada um fator de risco para possíveis lesões associadas.

E é aí que entra o Pilates como forma de prevenção e tratamento de lesões esportivas. Devido à vasta quantidade de exercícios que podem ser realizados no ambiente de um estúdio, o gesto esportivo pode ser facilmente simulado durante a prática do Pilates, objetivando assim o retorno aos treinos ou até mesmo a prevenção de futuras lesões.

 

Camila Gandra

Graduada em fisioterapia pela  Universidade Católica de Petrópolis  em 2004. Formação em RPG (Reducação Postural Global) , Pilates na Conduta Cinesioterapêutica  , Pós – Graduação lato sensu em Acupuntura,  Pilates no Tratamento das Patologias da Coluna Vertebral, Curso de Formação de Aeropilates, Raciocínio Clínico no Pilates, Liberação Miofascial e em formação em Osteopatia.