Revista Fato

menu Menu

Por que é tão difícil emagrecer à medida que envelhecemos?

Publicado por: , em 21/11/2022 - Categoria: AUTOCUIDADO E BEM-ESTAR SEM JULGAMENTOS

Tempo de leitura: 1 minuto

Uma coisa que sabemos e sentimos na pele, com o passar dos anos, é a dificuldade de eliminar aqueles quilinhos a mais.

Quanto mais idade temos, emagrecer se torna uma missão complicada. Isso acontece devido ao metabolismo. 

Na fase adulta, o metabolismo desacelera e, com isso, a queima de calorias no organismo diminui. Isso acontece porque nossa taxa metabólica basal, ou seja, a energia que precisamos para manter o corpo em funcionamento, reduz com o passar dos anos.

Este gasto calórico constitui em torno de 2/3 das necessidades de um adulto. A redução do metabolismo basal é devido ao aumento do ganho de gordura e a perda de massa muscular que ocorre à medida que envelhecemos.

É isso que nos afeta, à medida que envelhecemos e acontece mais facilmente o ganho de peso, apesar das mudanças na dieta ou nos exercícios que fazemos, dizem os cientistas.

Para não deixar que os quilinhos a mais insistam em aparecer toda vez que você sobe na balança com o avançar da idade, não há outra maneira que não seja aliar uma dieta equilibrada com a prática de atividades físicas.

Carla Valente

Graduada em Educação Física - Licenciatura e Bacharel; Pós graduada em Treinamento Personalizado e Funcional; Pós graduada em Treinamento Resistido: Nutrição, Cinesiologia e fisiologia Aplicada; Pós graduada em Educação Física, Ludicidade, Recreação e Lazer; Registrada no sistema CONFEF/CREFs – MG; Personal Trainer e Proprietária do Stúdio Carla Valente.