Revista Fato

menu Menu

Por que ter uma alimentação saudável?

A nutrição muito além da estética

Publicado por: , em 17/02/2020 - Categoria: COLUNAS

Tempo de leitura: 2 minutos

Quando se fala em nutrição e alimentação equilibrada, a maioria das pessoas logo pensa em ter um corpo magro ou musculoso, no entanto, a questão vai muito além da estética. Vários nutrientes são recrutados constantemente para que nossas vias metabólicas funcionem de forma eficaz, principalmente com o objetivo de produzir energia. Por esse motivo, é comum indivíduos que têm uma alimentação desregrada e pobre em nutrientes se queixarem de cansaço, sonolência, memória ruim e falta de rendimento no trabalho ou na prática de exercícios físicos, mas essa é “apenas” a ponta do iceberg.

O que comemos interfere diretamente na funcionalidade do nosso organismo de modo a contribuir ou prejudicar. Uma alimentação rica em industrializados, açúcar, sódio e corantes, certamente irá provocar o aumento de peso, porém, contribuirá sobretudo para processos inflamatórios no corpo, prejudicando funções e resultando em alterações desde intestinais (constipação/diarreia) a neurológicas, de enxaqueca à Alzheimer.

Durante anos, a nutrição foi voltada para o emagrecimento e doenças (no que diz respeito a restrições alimentares), de fato, o processo interfere nesses dois pontos, mas principalmente na prevenção. Com o avanço da ciência, hoje temos comprovações mostrando a importância da nutrição em diversos aspectos, como infertilidade, alergias, doenças mentais e psíquicas, doenças autoimunes, saúde tireoidiana, fibromialgia, artrite reumatoide, osteoporose, entre outros.

Portanto, que tal cuidar da sua alimentação no intuito de viver com saúde? Ter gás e energia para ir em busca dos seus objetivos? Aproveitar todos os momentos e passar a melhor idade viajando, com lucidez e curtindo a família, ao invés de lidar com restrições e limitações? Pense nisso! Cuide-se.

Imagem: Revista Interativa

Fernanda Soares

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Título de Atualização em Nutrição Clínica pela Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN); Pós Graduanda em Nutrição Clínica Funcional pelo Centro de Nutrição Funcional VP.