Publicado por: Revista Fato, em 24/03/2021 - Categoria: CIDADE
Tempo de leitura: 2 minutos
O Prefeito de Ubá, Edson Teixeira Filho, participou, na tarde desta segunda-feira (22), do Encontro com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que tratou da criação do Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras – Consórcio Conectar, que visa a aquisição conjunta de vacinas, medicamentos, insumos e equipamentos para o combate à Covid-19. Uma das estratégias do Consórcio Conectar é a aquisição de 20 milhões de doses de vacina para adiantar o cronograma nacional de imunização em 30 dias.
Na reunião, estiveram presentes gestores municipais de todo o Brasil que aderiram ao consórcio, para estabelecer as condições para compra de vacinas. Durante a assembleia, o estatuto social do consórcio foi aprovado com a votação eletrônica de 589 municípios (3 abstenções e 586 votos pela aprovação). No dia 29 de março, um novo encontro será realizado para a escolha dos membros da diretoria.
A transmissão do encontro contou com a participação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes; do ex-ministro da Corte, Carlos Ayres Britto; do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz; do governador do Piauí, Wellington Dias (PT), além da representante da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Socorro Gross, e da epidemiologista e consultora do consórcio, Carla Domingues.
Segundo a FNP, os recursos para a compra de imunizantes, medicamentos e insumos podem vir a partir de repasses de verbas federais, doações de fontes nacionais e internacionais e de recursos próprios das cidades. A intenção, entretanto, é que os municípios não precisem arcar com as despesas destas aquisições.
Para o Prefeito Edson, o Conectar é uma importante iniciativa de suporte aos municípios, principalmente os mais vulneráveis, diante da urgente necessidade de vacinação em massa da população brasileira. “A arrecadação do município de Ubá, se comparada a de cidades como Belo Horizonte, Contagem e Betim, é relativamente baixa, inviabilizando a aquisição direta de vacinas. Neste sentido, a adesão de Ubá ao consórcio proposto pela FNP surge como a alternativa mais viável para a ampliação da imunização no município, ao possibilitar a compra de vacinas em larga escala e com preço reduzido”, afirmou.
Liderado pela FNP, o Consórcio Conectar conta com 2.598 municípios interessados, sendo 25 capitais e 1.733 municípios que já aprovaram a Lei que autoriza o ingresso no consórcio, representando mais de 150 milhões de brasileiros.
Matéria replicada do portal: Assessoria de Comunicação da PMU