Revista Fato

menu Menu

Prefeitura autoriza voltas às aulas em escolas particulares

Decreto permite retorno gradual do ensino presencial a partir de 24 de maio

Publicado por: , em 20/05/2021 - Categoria: CIDADE

Tempo de leitura: 2 minutos

Publicado na edição desta quinta-feira (20) do Diário Oficial Eletrônico do Município o Decreto 6601/2021, que autoriza o retorno gradual do ensino presencial nas escolas a partir do dia 24 de maio. A medida apoia-se nas regras do Protocolo Sanitário elaborado pelo Comitê Extraordinário estadual COVID-19, que permite o retorno das atividades para municípios em onda amarela.

Em Ubá, para que a abertura seja autorizada, a escola deve apresentar à Vigilância Sanitária Municipal um plano individual com estratégias de retomada segura prevendo, entre outras coisas, a opção do ensino presencial, virtual ou híbrido.

Corresponsabilidade e atenção

Representantes da Prefeitura e das escolas reuniram-se para discutir o retorno das aulas no dia 19/05

Em reunião realizada nesta quarta-feira (19) com representantes de 10 escolas da rede privada, além de 2 instituições de ensino superior, foram repassadas orientações sobre protocolos, medidas a serem adotadas em casos de COVID nos estabelecimentos escolares, distanciamento, uso de máscaras, dentre diversas outras. O secretário municipal de Educação, Samuel Gazolla Lima, reforçou o quanto o cumprimento das regras nestas instituições serão fiscalizadas não apenas pelos órgãos sanitários, mas principalmente pelas famílias.

O secretário municipal de Saúde, Dr. Antônio Carlos Jacob, mencionou a preocupação permanente com o quadro epidemiológico e o acompanhamento atento sobre o comportamento da doença, mas também o impacto que a ausência das atividades escolares presenciais tem tido sobre os alunos. “Para mim, as crianças sem escola são também grandes vítimas dessa pandemia, e por isso contamos com todos vocês, representantes das instituições de ensino, para que a partir de agora também se somem ao nosso exército com as medidas de prevenção e combate à essa doença”, afirmou.

Rede Municipal

No caso das escolas da rede municipal, a data da volta às aulas ainda será definida. Os processos de adequação das unidades e de reposição de itens para merenda escolar já estão em andamento.
Para a retomada, será estabelecido um plano individual para cada uma das 30 escolas, levando em conta fatores como a estrutura física e faixa etária dos alunos, e realizada discussão com professores, pais e comunidade escolar.

Já a autorização para retorno das aulas presenciais nas escolas estaduais seguirá o protocolo e a estratégia educacional da Secretaria de Estado de Educação.

Matéria replicada do portal Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal Ubá