Revista Fato

menu Menu

Prefeitura publica comunicado com esclarecimentos e instruções relacionadas ao COVID-19

Publicado por: , em 18/03/2020 - Categoria: CIDADE

Tempo de leitura: 4 minutos

A Prefeitura Municipal de Ubá publicou na noite da última terça-feira (17) um comunicado oficial com atualizações sobre o COVID-19.
A publicação foi feita razão da pandemia do COVID-19, causada pelo novo coronavirus.

A Prefeitura de Ubá atualizou as informações para a imprensa e a sociedade em relação às medidas tomadas e ao quadro da doença na cidade até o presente momento e fechamento dessa matéria.

Segue comunicado na íntegra:

Esclarecimento: Diante de denúncias de descumprimento de orientação de isolamento domiciliar repassadas pela comunidade através de redes sociais e pelos telefones do setor de epidemiologia, a Prefeitura informa que todos os pacientes de casos suspeitos ou prováveis são orientados quanto ao isolamento domiciliar e outras medidas preventivas a serem adotadas. A Secretaria de Saúde reitera a determinação para que os mesmos acatem integralmente as medidas de acordo com os protocolos oficiais. O Ministério Público já se manifestou acerca destas denúncias, e medidas legais já estão sendo tomadas pelo órgão.

Para intensificar estas orientações, foi elaborado um termo de responsabilidade de isolamento domiciliar, que a partir de agora deverá ser assinado por todos os pacientes que receberem esta recomendação.

Novos números de contato com o Setor de Epidemiologia são disponibilizados: Todas as pessoas que chegarem a Ubá vindo de áreas onde considera-se que já haja transmissão comunitária (viagens internacionais e cidades como RJ e SP, por exemplo), mesmo que não apresentem nenhum sintoma, devem comunicar imediatamente a Secretaria de Saúde, através do Setor de Epidemiologia, para monitoramento e orientações. Novos telefones foram disponibilizados para este atendimento, que acontecerá de 8h às 17h, por profissionais aptos a darem orientações: 3301-6505 / 3301-6503 / 3301- 6506.
A orientação é que essas pessoas, em caso de estarem assintomáticas (sem sintomas) permaneçam em isolamento domiciliar por 7 dias, e em caso de estarem sintomáticas (com sintomas) permaneçam em isolamento domiciliar por 14 dias.

CULTURA

A prefeitura decretou ainda a suspensão por período indeterminado do funcionamento de Oficinas Culturais, Biblioteca Pública e Arquivo Histórico. A feira de artesanato também está suspensa.

DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Também foi enumerara a relação de recomendações acerca dos cuidados que devem  ser seguidos acordando com instituições da OMS. Segue:

Suspensão das atividades dos grupos com idosos;

Atendimento no setor de Bolsa Família sendo realizado durante o dia todo, com esforços para agilizar os atendimentos de maneira que os usuários não fiquem aglomerados no setor;

Suspensão da Feira de Economia Solidária;

Suspensão de todos os Fóruns que já estavam agendados, inclusive o de ativação do Conselho municipal da Pessoa com Deficiência:

Suspensão das participações do município nas Conferências Estaduais;

Suspensão de todas as reuniões dos Conselhos Municipais ligados ao Desenvolvimento Social;

Suspensão dos treinamentos internos dos estagiários do programa Jovem Trabalhador até O dia 27 de março;

Novas atualizações serão repassadas na quarta-feira (18) às 11h30, ou a qualquer momento em caso de atualizações importantes.

EQUIPES DE SAÚDE REALIZAM ATIVIDADES SOBRE COVID-19 E ARBIVIROSES

Apesar do momento delicado enfrentado em relação ao alerta à pandemia do CoronaVírus (COVID19), há de ser levado em conta também o número crescente de casos notificados das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes como a Dengue, Zika e Chikungunya.

Diante disso, as Equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESFs) seguem desempenhando ações de prevenção, orientação e conscientização da população, com a realização de atividades em “Salas de Espera” para os usuários que aguardam os serviços.

Sendo assim, a ESF da Unidade de Saúde do Bairro Eldorado, promoveu no dia seis de março, uma atividade coordenada pela Enfermeira Lúcia Laboissiére, onde os Agentes Comunitários de Saúde, Gilberto Júnio Alves e Célia Regina da Silva realizaram uma palestra sobre Dengue, prevenção, riscos e cuidados.

Também dentro deste tema, no dia 11 de março, a ESF do Bairro Ponte Preta, Coordenada pela Enfermeira Cristiane Milione, promoveu uma atividade com as participação das ACSs, Luciana Ribeiro da Silva Braga e Elaine de Fátima Silva que deram orientações aos usuários presentes na Unidade.

CORONAVÍRUS

Ainda na Unidade de Saúde Ponte Preta, no dia 16, a Enfermeira Cristiane promoveu uma manhã de orientações e esclarecimentos de dúvidas sobre o Coronavírus, que tem gerado muita preocupação para a saúde principalmente dos doentes crônicos, idosos e crianças. A atividade teve a colaboração das Técnicas de Enfermagem, Ana Paula Soares Pereira e Juliana Maria Pires Condé.

A intenção é esclarecer o maior número possível de pessoas sobre o vírus, formas de prevenção e contágio, dando informações pertinentes e que seguem as orientações da Secretaria Estadual de Saúde, Ministério e da OMS.

FONTE: Assessoria de Comunicação – Prefeitura Municipal de Ubá