Projeto Cine CRAS

Por Scarlett Gravina

Fotos: Arquivo Pessoal

Projeto Cine CRAS

Com o objetivo de fortalecer a convivência entre as famílias e o vínculo com a comunidade, a Prefeitura Municipal de Guidoval, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), vem desenvolvendo diversas atividades que possibilitam o acesso da população a projetos sociais, aproximando-os ainda mais de seus direitos e benefícios. Neste sentido, estão sendo realizadas palestras, eventos e campanhas educativas.

E, com foco no desenvolvimento das crianças e dos jovens de Guidoval, o CRAS também vem realizando ações culturais dirigidas ao público infantojuvenil, no intuito de estimulá-lo a participar mais ativamente da vida da comunidade. Dentre as ações praticadas, destaque para o projeto Cine CRAS. O projeto consiste em sessões de cinema itinerantes, que proporcionam às crianças e aos jovens, momentos de reflexão sobre os temas sociais abordados durante os filmes exibidos, como explica o secretário de Políticas Sociais de Guidoval, Flávio Lemes Malta.  “O Cine CRAS é realizado em bairros onde há alto índice de vulnerabilidade social. Exibimos filmes voltados ao público infantil, de caráter educativo ou com mensagens positivas sobre o convívio coletivo. A equipe técnica do CRAS analisa os filmes seguindo padrões de tempo e mensagens que atinjam o público-alvo”, completa o secretário. Ele pontua ainda que o sucesso do projeto entre os moradores se justifica “por ser uma proposta diferenciada e inovadora. O sucesso também pode ser comprovado pela presença volumosa dos jovens nos eventos”.

Os filmes são exibidos por meio de um telão com imagens de alta resolução e equipamentos de som digital disponibilizados pela prefeitura da cidade. As exibições são gratuitas e abertas ao público, onde os participantes têm a chance de vivenciar a experiência de assistir à uma sessão de cinema. “Um dos objetivos a serem atingidos é integrar o acesso da população carente à sétima arte. A iniciativa também consiste em ser uma porta de entrada para tratar de outros assuntos pertinentes à realidade da comunidade”, destaca Flávio.

Diante dos projetos desenvolvidos, a coordenadora do CRAS, Luciane Martins de Oliveira, acredita que atividades de incentivo à cultura cativam os jovens. “O projeto nasceu a partir de uma ideia inovadora, como um meio divertido e diferente de abordar variados temas do nosso cotidiano, utilizando uma linguagem simples, de fácil entendimento e com a finalidade de atender crianças e adolescentes. Nossa proposta é levar até esse público, arte e cultura, o que é também muito importante na formação desses cidadãos”, ressalta a coordenadora, acrescentando que durante os filmes são disponibilizadas pipocas quentinhas ao público.

“O Cine CRAS é um projeto de caráter cultural e pretende alcançar a integração da comunidade. Sem dúvida, esses momentos garantem descontração e diversão, que fazem diferença na vida das pessoas. Aproveitamos também para abordar assuntos do cotidiano e levar mensagens positivas para cada um”, finaliza Flávio evidenciando a importância e a satisfação em fazer parte de ações destinadas às crianças e aos jovens de Guidoval.

ENTRE NA REDE FATO!