Quintal Burger
Harmonização e sabor diferenciado em hambúrguer

Por Scarlett Gravina

Foto: Anna Luiza Passos

Há quem diga que para ser um grande empreendedor basta apenas ter um alto capital ou ser expert no mundo dos negócios. A verdade é que não existe uma receita exata para quem deseja empreender, uma vez que o começo de uma trajetória empresarial está nas ideias inovadoras, na paciência e dedicação. Como exemplo de história com dificuldades e recomeço, Paulo César Filó Júnior, mais conhecido como “Paulinho Filó”, não deixou que o medo do novo o impedisse de arriscar e foi além.

O empreendedor, Paulinho Filó, proprietário do Quintal Burger.

Aos 44 anos, Paulinho é dono de uma personalidade característica de quem acredita no que faz. Natural de Visconde do Rio Branco, o profissional que atuou como representante comercial por 18 anos se viu na vontade de ampliar sua bagagem e decidiu se permitir. “Já estava cansado de estrada, foi aí que surgiu a necessidade de ter um trabalho em que eu pudesse ficar mais em casa, então decidi mudar e saí em busca de novas inspirações. Em 2014, após uma separação muito complicada, fui morar na Itália com o objetivo de providenciar minha cidadania italiana. Como sempre gostei de gastronomia e de experimentar comidas diferentes, já havia pesquisado alguma coisa sobre bar e hambúrguer, mas queria algo único e que fosse a minha cara, o que comecei a imaginar durante esse período”, revela.

Ao final de uma temporada de dois meses no exterior, o rio-branquense, que até então ainda tinha dúvidas sobre o seu futuro, teve uma oportunidade que o fez abrir os olhos e a cabeça para a criação de seu negócio. “Fui a uma hamburgueria com minha irmã, fomos um dos últimos a sairmos do local. Estávamos conversando sobre algumas incertezas e a vontade de mudar de vida, quando o garçom que estava nos servindo se revelou brasileiro. Ele escutou toda a conversa, logo, contei minha história para ele, que eu não sabia o que iria fazer quando voltasse para o Brasil e que queria estar mais próximo do meu filho, porque eu viajava muito. Então ele me convidou para retornar no dia seguinte e perguntou se eu me importava de trabalhar na hamburgueria. Fiquei uma semana lá, aprendi a harmonizar um prato e me inspirei”, relembra.

Ao voltar para o seu país de origem, Paulinho ainda trabalhava como representante de moda festa. A ideia de investir em um negócio próprio só se concretizou quando a vida novamente o incentivou a tomar uma decisão. Após a perda de sua ex-esposa, foi preciso reinventar-se para seguir em frente, então ele decidiu criar hambúrgueres e prepará-los em casa. Depois de um tempo aprendendo e produzindo novos sabores, Paulo trouxe para Ubá o Quintal Burger, sua grande realização, como ele mesmo define. “Meus hambúrgueres são inspirados nas minhas memórias degustativas, das coisas que experimentei e vivenciei. Cada hambúrguer possui uma história, o Gorgonzola, por exemplo, foi inspirado em um prato preparado por um chefe no antigo Favoritto, quem eu quis homenagear”, conta.

Espaço rústico e aconchegante do Quintal Burger.

Há quatro meses na cidade, a hamburgueria chama atenção pelos pratos harmonizados e pelo sabor característico. Com o slogan #burgerdeverdade, Paulinho faz referência ao diferencial do seu empreendimento. “Faço hambúrger raiz, como fazem lá fora. Aproveito bastante a carne principal, feita na grelha. Meu objetivo é surpreender o cliente com o sabor”, afirma.

Além do prato principal da casa, a batata artesanal pode ser degustada pelos clientes como entrada durante a espera do hambúrguer escolhido. Como sobremesa, o freguês também pode saborear um delicioso churros, assim como é servido na Espanha, conforme explica Paulinho. O cardápio é composto por seis tipos de hambúrgueres preparados com carne e

Hambúrguer duplex. Dois bifes, bacon duplo e queijo duplo com molho de barbecue.

um ovolactovegetariano. Outra opção no menu da casa são as cervejas artesanais que se dividem em cinco rótulos diferentes para quem não descarta uma boa combinação.

Rústico e aconchegante, o Quintal Burger é um lugar repleto de lembranças as quais podem ser vistas facilmente em cada detalhe da decoração. “Esse espaço representa a minha vida, meu canto, aqui é repleto de história, de cada local e cada pessoa que conheci. Quando eu criei foi instintivo, foi tudo muito natural, mas me doei para que o ambiente se tornasse algo muito simples e de bom gosto”, conta Paulo orgulhoso e feliz com o resultado de seu trabalho. “Hoje me sinto extremamente realizado. Agradeço aos ubaenses pela receptividade, pela resposta significativa e pelo acolhimento”, encerra.

ENTRE NA REDE FATO!