Publicado por: Certa Soluções Informática, em 09/03/2020 - Categoria: UTILIDADE PúBLICA
Tempo de leitura: 3 minutos
A Regional de Saúde de Ubá deu início a ações de prevenção ao novo Coronavírus de forma articulada com os municípios e prestadores de serviços. Apesar de ainda não ter registrado nenhum caso suspeito em todos as 31 cidades sob supervisão, os técnicos estão executando o planejamento que envolve visitas de orientação a hospitais e Pronto Atendimento, bem como à Secretarias de Saúde locais. Na última sexta-feira (06), as referências municipais em vigilância epidemiológica foram convidadas para participar da videoconferência “Alinhamento das informações do Coronavirus COVID-19”, transmitido pelo nível Central da SES. Ao todo, 10 referências compareceram e foram atualizadas sobre o primeiro caso confirmado da doença em Minas Gerais, uma mulher de Divinópolis, e as medidas preventivas para conter o avanço do vírus.
Ainda que não tenha casos suspeitos nas cidades sob sua jurisdição, a Regional de Saúde de Ubá está monitorando pessoas que viajaram para países onde há o surto do Coronavírus. “Cerca de 40 pessoas da região voltaram da Itália, no início de março, vindas de uma competição de ciclismo. Orientamos, junto com a Secretaria Municipal de Saúde de Ubá, que ficassem em casa ao menos 14 dias como medida cautelar, e assim estamos conseguindo avaliar se houve contágio e também diminuir as chances de propagação de contaminação. Mas estamos atentos e sempre em contato com os setores de Saúde, via telefone e aplicativo de mensagens”, informou Fábio Ribas, Técnico do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da GRS/Ubá.
Informação e preparação de qualidade para os profissionais dos setores de urgência e emergência também têm sido uma preocupação, visto que são, geralmente, os primeiros a receberem pacientes suspeitos. O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) foi ressaltado, cujo fornecimento é de responsabilidade do prestador de serviços e todos os funcionários devem utilizá-lo. “Além disso, o paciente com sinais de alerta para o novo Coronavírus deve receber a máscara cirúrgica e outras medidas apontadas pela nota da SES/MG, que entregamos em cada local visitado. Informamos sobre a Coleta da Amostra para o exame específico de COVID-19, que será através do Kit já utilizado para situações de infecção por Influenza e deve ser realizado em ambiente Hospitalar, por profissional devidamente capacitado e paramentado. E, após a coleta, comunicar imediatamente à Vigilância Epidemiológica do município para encaminhar o Kit para a FUNED. Enfim, são orientações de suma importância que repassamos presencialmente, dirimindo dúvidas”, disse France Coelho, Técnica do Núcleo de Redes da GRS/Ubá.
Entre os locais já visitados para alinhamento de ações assistenciais para com o Coronavírus está o Hospital São Paulo (Muriaé); Hospital Santa Isabel (Ubá); Hospital São Vicente de Paulo (Ubá) e Hospital São Januário (Ubá).
Observação: Em situações de suspeita de SARS-COVID-19 (Coronavírus), o profissional de Saúde que está prestando o atendimento deve fazer imediatamente o contato com o CIEVS 24 horas pelo telefone (31) 9 9744-6983, e posteriormente fazer contato com a Vigilância Epidemiológica Municipal e GRS Ubá no telefone (32) 3301-2232.
Suporte em Informática para empresas