Revista Fato

menu Menu

Retorno das aulas presenciais

Publicado por: , em 09/07/2021 - Categoria: COLUNAS

Tempo de leitura: 1 minuto

Foto: iStock

A discussão relativa à volta às aulas presenciais gerou muitas dúvidas e inseguranças nas famílias dos estudantes que vinham realizando os estudos de forma remota desde março de 2020.

Com o isolamento sendo uma das principais medidas para diminuição do contágio da COVID-19, esse distanciamento fragmentou uma relação cotidiana, que faz parte da vida de todos os estudantes e é tão importante para o desenvolvimento social, emocional e intelectual dos estudantes.

Agora, após pouco mais de um ano com salas de aulas vazias, as escolas precisaram se preparar com medidas de distanciamento e higienização rigorosas, mas que trazem segurança e satisfação àqueles que sofreram com a falta do convívio escolar.

A aprendizagem ocorrida na escola vai muito além da parte didática. A perda educacional é um fato que exigirá dedicação não só dos professores, mas também da família e principalmente do estudante.

Na escola, professores terão um olhar atento às necessidades de cada estudante, e em casa, é preciso retomar hábitos existentes antes das restrições. É natural que, vivendo apenas dentro de casa, os horários para dormir, acordar, se alimentar e estudar tenham ficado mais flexíveis. O auxílio nas tarefas de casa também será fundamental para garantir que as perdas sejam supridas e os estudantes não sofram com sono, fome, desânimo ou outros sentimentos durante as aulas presenciais.

Renata Lucarelli e Alexandra Samôr

Renata Menezes Lucarelli Graduação Letras/Francês Pós-graduação em Psicopedagogia, Supervisão, Inspeção, Orientação e Gestão Escolar Professora da rede municipal de Ubá Gestora do Centro Educacional Jean Piaget Atuando na educação há 27 anos Idade: 47 anos Estado civil: Casada Mãe de Giovanna e Isabelli   Alexandra Samôr Marco Patrício Graduação em Matemática Pós-graduação em Matemática Professora de Matemática na rede estadual de MG Gestora do Centro Educacional Jean Piaget Atuando na educação há 18 anos. Idade: 39 anos Estado civil: Casada Mãe de Yulia