Revista Fato

menu Menu

Sobe para 10 o número de suspeitos com coronavírus em Ubá

Publicado por: , em 18/03/2020 - Categoria: SAúDE E BEM-ESTAR

Tempo de leitura: 2 minutos

Na manhã desta quarta-feira (18), a Prefeitura de Ubá atualizou a imprensa local quanto as medidas tomadas e ao quadro da doença na cidade até o presente momento.

Atualização de números de casos: o número de casos prováveis permanece o mesmo (2) e o de casos suspeitos aumentou (10). Ubá possui 2 casos prováveis de COVID-19. Tratam-se de 2 pacientes do sexo feminino, com faixa etária entre 40 e 45 anos de idade, residentes na cidade, com histórico de viagem para área de transmissão comunitária (Europa). As duas pacientes foram orientadas a fazer isolamento social desde domingo, quando procuraram a Secretaria de Saúde informando de sua viagem, conforme determinação do Ministério da Saúde, e foram orientadas a manter-se em isolamento residencial com monitoramento pela Secretaria de Saúde. Foi realizada a coleta de material para exame laboratorial e enviado para o laboratório da FUNED (Fundação Ezequiel Dias). O resultado é aguardado.

Ubá possui 10 casos suspeitos de residentes na cidade, apresentando sintomas de COVID-19. Foram orientados a fazer isolamento domiciliar e seguem monitorados pela Secretaria de Saúde.

Sobre o resultado dos exames, a Prefeitura informa que os mesmos ainda não foram recebidos. Tão logo sejam informados ao município, serão divulgados, como dados de saúde pública. Esclarecemos que a Funed envia os resultados primeiramente a SES, depois à GRS, e posteriormente ao município.

Em relação a Feira Livre, informamos que a mesma foi realizada hoje, e agora segue suspensa por período indeterminado.

Orientação:  pessoas que chegarem a Ubá vindo de áreas onde considera-se que já haja transmissão comunitária, mesmo que não apresentem nenhum sintoma, devem comunicar imediatamente a Secretaria de Saúde, através do Setor de Epidemiologia, para monitoramento e orientações. Novos telefones foram disponibilizados para este atendimento, que acontecerá de 8h às 17h, por profissionais aptos a darem orientações: 3301-6505 / 3301-6503 / 3301- 6506. A orientação é que essas pessoas, em caso de estarem assintomáticas (sem sintomas) permaneçam em isolamento domiciliar por 7 dias, e em caso de estarem sintomáticas (com sintomas) permaneçam em isolamento domiciliar por 14 dias.