Revista Fato

menu Menu

Sobe para 6 o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus em Ubá

Resultado da testagem do óbito investigado, ocorrido em 27 de abril, foi negativo

Publicado por: , em 29/04/2020 - Categoria: SAúDE E BEM-ESTAR

Tempo de leitura: 4 minutos

Ubá confirma nesta quarta-feira (29) mais 2 casos para Covid-19. No total, o município possui agora 6 pessoas que

testaram positivo para doença. Dos nove (9) pacientes que apresentavam sintomas que se enquadravam nos protocolos da SES (Secretaria Estadual de Saúde) para testagem, agora, cinco (5) aguardam resultados dos exames.

Segundo informações no Comunicado de nº 46 do Boletim Epidemiológico enviado pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ubá, trata-se de dois pacientes do sexo masculino. Um deles, com faixa etária de 45 a 50 anos, estado de saúde bom, em isolamento domiciliar e o outro faixa etária 55 a 60 anos, estado de saúde bom, em isolamento domiciliar.
Ainda segundo o Boletim Epidemiológico, um caso estava dentre os investigados, e o outro realizou exame na rede privada. A investigação epidemiológica  está em andamento, e mais informações sobre estes casos serão divulgadas em breve.
Acerca do óbito investigado, ocorrido em 27 de abril, a Prefeitura informa que a testagem foi negativa.
A redação da Revista Fato! após receber o Boletim contatou a Assessoria de Comunicação com o intuito de obter mais detalhes acerca dos dois novos casos e o retorno que tivemos foi o mesmo repassado no Boletim Epidemiológico enviado nesta quarta-feira.
Quanto as internações, o Boletim esclarece que não há na presente data nenhum paciente internado por suspeita de COVID-19.
ABAIXO, NA ÍNTEGRA, PARA CONHECIMENTO DE TODOS, O BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO POR ESCRITO, ENVIADO PELA PREFEITURA DE UBÁ
– Ubá possui quatro (06) casos confirmados de COVID-19.
–  Cinco (5) pacientes que apresentavam sintomas que se enquadram nos protocolos da SES foram testados e aguardam resultados dos exames.
– Vinte e cinco (25)  pacientes com sintomas gripais que não se enquadram para coleta do teste estão sendo monitorados.
– Cento e cinquenta e sete (157)  casos descartados, entre: casos investigados que receberam resultado negativo E casos monitorados que devido ao transcorrer do prazo de 14 dias foram descartados para COVID-19.
– O número de casos notificados/analisados, desde 15 de março, é de cento e noventa e três (193).
 
Sobre os novos casos confirmados:
1 – paciente do sexo masculino, faixa etária de 45 a 50 anos, estado de saúde bom, em isolamento domicíliar.
2 – paciente do sexo masculino, faixa etária 55 a 60 anos, estado de saúde bom, em isolamento domicíliar.
* Um caso estava dentre os investigados, e o outro realizou exame na rede privada. A investigação epidemiológica  está em andamento, e mais informações sobre estes casos serão divulgadas em breve. 
 
Esclarecimento:
– Os critérios para realização de exame para COVID-19 encontram-se disponíveis na Nota Informativa 03, voltada para profissionais de saúde, e que encontra-se disponível no site da Prefeitura. 
 
– É importante destacar que nem todo caso de internação clínica em isolamento configura-se dentro dos requisitos estabelecidos para essa testagem. Em alguns casos, os pacientes internados são monitorados, mas não investigados. Isso se dá pela ausência de sintomas exigidos para a testagem de COVID-19, como febre, por exemplo. 
 
– O Município de Ubá esclarece que nosso boletim diário informa apenas dados referentes a situação de pacientes RESIDENTES na cidade. Trata-se de protocolo padrão adotado por todos os municípios.

Internações: Não há na presente data nenhum paciente internado por suspeita de COVID-19.

 
Importante esclarecer que:
Os exames coletados na cidade são analisados pela FUNED, laboratório referência do Estado de Minas Gerais para COVID-19. A partir do momento em que o material coletado é recebido em Belo Horizonte, o prazo médio de divulgação de resultado varia de 7 a 10 dias. Um veículo da Secretaria de Saúde de Ubá transporta diariamente os dados para o laboratório. Destaca-se ainda que devido ao grande volume de exames, a prioridade de resultados está sendo dada para profissionais de saúde sintomáticos e pacientes internados.