Revista Fato

menu Menu

Sobe para 6 o número de suspeitos infectados pelo novo coronavirus em Ubá

Boletim oficial divulgado pela Prefeitura de Ubá na manhã desta terça-feira (17)

Publicado por: , em 17/03/2020 - Categoria: SEM CATEGORIA

Tempo de leitura: 4 minutos

Em razão da Pandemia de COVID-19, causada pelo novo coronavirus, a Prefeitura de Ubá atualiza as informações para a imprensa e a sociedade em relação às medidas tomadas e ao quadro da doença na cidade até o presente momento.

– Esclarecimento: Diante de denúncias de descumprimento de orientação de isolamento domiciliar repassadas pela comunidade através de redes sociais e pelos telefones do setor de epidemiologia, a Prefeitura informa que todos os pacientes de casos suspeitos ou prováveis são orientados quanto ao isolamento domiciliar e outras medidas preventivas a serem adotadas. A Secretaria de Saúde reitera a determinação para que os mesmos acatem integralmente as medidas de acordo com os protocolos oficiais. O Ministério Público já se manifestou acerca destas denúncias, e medidas legais já estão sendo tomadas pelo órgão.

Para intensificar estas orientações, foi elaborado um termo de responsabilidade de isolamento domiciliar, que a partir de agora deverá ser assinado por todos os pacientes que receberem esta recomendação.

– Novos números de contato com o Setor de Epidemiologia são disponibilizados: Todas as pessoas que chegarem a Ubá vindo de áreas onde considera-se que já haja transmissão comunitária (viagens internacionais e cidades como RJ e SP, por exemplo), mesmo que não apresentem nenhum sintoma, devem comunicar imediatamente a Secretaria de Saúde, através do Setor de Epidemiologia, para monitoramento e orientações. Novos telefones foram disponibilizados para este atendimento, que acontecerá de 8h às 17h, por profissionais aptos a darem orientações: 3301-6505 / 3301-6503 / 3301- 6506. A orientação é que essas pessoas, em caso de estarem assintomáticas (sem sintomas) permaneçam em isolamento domiciliar por 7 dias, e em caso de estarem sintomáticas (com sintomas) permaneçam em isolamento domiciliar por 14 dias.

– Atualização de números de casos:

– O número de casos prováveis permanece o mesmo (2)  e o de casos suspeitos aumentou (6). 

Ubá possui 2 casos prováveis de COVID-19. Tratam-se de 2 pacientes do sexo feminino, com faixa etária entre 40 e 45 anos de idade, residentes na cidade, com histórico de viagem para área de transmissão comunitária (Europa). As duas pacientes foram orientadas a fazer isolamento social desde domingo, quando procuraram a Secretaria de Saúde informando de sua viagem, conforme determinação do Ministério da Saúde, e foram orientadas a manter-se em isolamento residencial com monitoramento pela Secretaria de Saúde. Foi realizada a coleta de material para exame laboratorial e enviado para o laboratório da FUNED (Fundação Ezequiel Dias). O resultado é aguardado. A Secretária de Saúde já afirmou que pediu celeridade no envio do resultado ao município.

Ubá possui 6 casos suspeitos de residentes na cidade, apresentando sintomas de COVID-19. Foram orientados a fazer isolamento domiciliar e seguem monitorados pela Secretaria de Saúde.

SAÚDE

– A autorização de exames, que era feita somente nas terças e quintas, passará, a partir de hoje, a acontecer DIARIAMENTE de 7 às 9 horas, evitando a aglomeração de pessoas.

– O atendimento odontológico será suspenso na Policlínica Odontológica e Unidades de Saúde temporariamente por 7 dias, atendendo apenas urgências.
– Em relação a Farmácia Municipal: solicita-se que idosos evitem ao máximo sair de suas casas para retirada da medicação, solicitando que um portador de sua confiança faça a retirada.
– As eleições do Conselho Municipal de Saúde foram adiadas.
– No CAPS AD, foram reduzidas as oficinas para evitar aglomeração de pessoas. Municípios da região foram orientados a evitar referenciar novos pacientes ao serviço pelos próximos sete dias. –

– Nos setores em que há sala de espera, a Secretaria recomenda que seja mantida distância de pelo menos 1 metro entre as pessoas. E todos pacientes com casos suspeitos serão orientados a utilizar máscara durante sua permanência no local.

– Auxiliares de enfermagem que atuam no transporte de pacientes nos veículos interurbanos serão orientados em relação a novos procedimentos de prevenção.

– Suspensão temporária das Academias de Saúde e grupos de atividades físicas

CULTURA

– Suspensão por período indeterminado do funcionamento das Oficinas Culturais, Biblioteca Pública e Arquivo Histórico.

– A feira de artesanato está suspensa.

DESENVOLVIMENTO SOCIAL

– Suspensão das atividades dos grupos com idosos.

– Atendimento no setor de Bolsa Família sendo realizado durante o dia todo, com esforços para agilizar os atendimentos de maneira que os usuários não fiquem aglomerados no setor.

– Suspensão da Feira de Economia Solidária.

– Suspensão de todos os Fóruns que já estavam agendados, inclusive o de ativação do Conselho municipal da Pessoa com Deficiência.

– Suspensão das participações do município nas Conferências Estaduais.

– Suspensão de todas as reuniões dos Conselhos Municipais ligados ao Desenvolvimento Social.

– Suspensão dos treinamentos internos dos estagiários do programa Jovem Trabalhador até 27 de março.