Revista Fato

menu Menu

Trinta famílias serão retiradas de comunidades de Ouro Preto devido a barragem

Defesa Civil explicou que houve uma revisão na mancha de inundação da barragem Doutor, na mina de Timbopeba. Mineradora Vale diz que dará todo o apoio aos removidos

Publicado por: , em 11/02/2021 - Categoria: MINAS GERAIS

Tempo de leitura: 2 minutos

Barragem Doutor. Imagem: mapio.net

Cerca de 30 famílias serão removidas das comunidades Antônio Pereira e Vila Antônio Pereira, em Ouro Preto, na região Central do Estado. As comunidades estão localizadas na Zona de Autossalvamento (ZAS) da barragem Doutor, da mina de Timbopeba. O anúncio foi feito pela mineradora Vale nesta quarta-feira (10) e segue uma recomendação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

A remoção será coordenada pela Defesa Civil do Estadual que informou que a retirada dos moradores será feita devido à revisão da mancha de inundação que foi anunciada em agosto de 2020. Segundo o órgão, a barragem permanece estável no nível de segurança 2 de emergência.

As visitas para acertar os detalhes com os moradores já tiveram início. De acordo com a mineradora, as famílias vão receber assistência integral da empresa e poderão escolher suas novas moradias. A Vale afirmou ainda que Os animais domésticos e de produção que não puderem ser levados por seus tutores, de imediato, serão acolhidos temporariamente em instalações de fauna, sob os cuidados de profissionais e especialistas, entre biólogos, veterinários e auxiliares capacitados.

A operação também cumprirá todos os protocolos de saúde e segurança recomendados diante do quadro de pandemia da Covid-19.s são monitoradas por dois Centros de Monitoramento Geotécnicos (CMG) no Estado e que são feitas inspeções em campo. Manutenções, monitoramento por radares, estações robóticas, câmeras de vídeo com inteligência artificial e por instrumentos, como piezômetros manuais e automatizados, drones de inspeção, radar satelital e geofones – sensores para medir ondas sísmicas – também são utilizados no monitoramento.

Matéria: O TEMPO.