Revista Fato

menu Menu

Ubá registra mais 14 casos de covid-19 e mais 1 óbito

Comunicado Oficial 137 - COVID/19

Publicado por: , em 29/07/2020 - Categoria: CIDADE

Tempo de leitura: 5 minutos

Em razão da Pandemia de COVID-19, causada pelo novo coronavirus, a Prefeitura de Ubá atualiza as informações para a imprensa e a sociedade em relação às medidas tomadas e ao quadro da doença na cidade até o presente momento.

– Total de casos confirmados: 409
(Soma dos casos confirmados de COVID-19 em pacientes residentes em Ubá)

– Casos confirmados em acompanhamento: 166
(casos confirmados de COVID-19 cuja condição clínica permanece sendo acompanhada)

– Casos recuperados: 228
(casos confirmados de COVID-19 que receberam alta hospitalar e/ou cumpriram isolamento domiciliar de 14 dias sem intercorrências.)

– Óbitos confirmados: 15

– Óbitos suspeitos/investigados: 0
(soma dos casos de pacientes com suspeita de COVID-19 que vieram a óbito, cujo resultado do exame ainda é aguardado.)

– Casos Notificados: 2355
(total de casos analisados, dentre monitorados, confirmados e descartados desde 15/03/20)

– Casos em monitoramento por síndrome gripal: 1468
(casos de pacientes monitorados com síndrome gripais que não se enquadram para coleta do teste)

– Casos em investigação: 13
(casos suspeitos de pacientes aguardando resultado do teste.)

– Pacientes internados em leito clínico: 6
(pacientes com caso suspeito ou confirmado de COVID-19 que encontram-se internados em leito clínico de isolamento.)

– Pacientes internados em leito de UTI: 13
(pacientes com caso suspeito ou confirmado de COVID-19 que encontram-se internados em leito de UTI.)

– Pacientes internados na Unidade de Atendimento Municipal COVID: 4
(pacientes com caso confirmado de COVID-19 que encontram-se acolhidos na Unidade de Atendimento Municipal COVID/Casa de Oração.)

Sobre os novos casos confirmados:

396º caso: paciente do sexo feminino, faixa etária de 35 a 40 anos de idade.

397º caso: paciente do sexo masculino, faixa etária de 85 a 90 anos de idade.

398º caso: paciente do sexo feminino, faixa etária de 55 a 60 anos de idade.

399º caso: paciente do sexo feminino, faixa etária de 40 a 45 anos de idade.

400º caso: paciente do sexo masculino, faixa etária de 70 a 75 anos de idade.

401º caso: paciente do sexo feminino, faixa etária de 55 a 60 anos de idade.

402º caso: paciente do sexo masculino, faixa etária de 20 a 25 anos de idade.

403º caso: paciente do sexo masculino, faixa etária de 40 a 45 anos de idade.

404º caso: paciente do sexo masculino, faixa etária de 30 a 35 anos de idade.

405º caso: paciente do sexo masculino, faixa etária de 20 a 25 anos de idade.

406º caso: paciente do sexo masculino, faixa etária de 65 a 70 anos de idade.

407º caso: paciente do sexo masculino, faixa etária de 40 a 45 anos de idade.

408º caso: paciente do sexo masculino, faixa etária de 35 a 40 anos de idade.

409º caso: paciente do sexo masculino, faixa etária de 55 a 60 anos de idade.

Sobre o 15º óbito confirmado:
Paciente do sexo masculino, faixa etária de 80 a 85 anos de idade. Internado em 21/07, possuía câncer de pulmão. Óbito em 29/07.

Mudanças no decreto
Dois complementos foram publicados no Diário Oficial Eletrônico do município de Ubá (Decreto 6427/2020), referente ao funcionamento das atividades econômicas permitidas no município. São elas: padarias estão autorizadas a funcionar a partir de 6h (e não 8h, como informou o decreto anterior); o serviço de comércio ambulante em vias públicas, licenciado pela Prefeitura, fica proibido aos sábados, domingos e feriados (com exceção da venda de alimentos prontos para o consumo- fast food).

Multa por não usar máscara começa a valer na próxima segunda
Em reunião realizada na última segunda-feira (27/07), a Prefeitura, em parceria com a Polícia Militar, traçou novas ações estratégicas para melhorar a adesão da população às medidas de prevenção ao coronavírus, dentre elas o uso de máscaras de proteção.

Durante o encontro, ficou estabelecido que a partir da próxima segunda-feira, 03 de agosto, a fiscalização sobre o uso obrigatório de máscaras em estabelecimentos e vias públicas por todos os cidadãos será realizada em conjunto com a PM.

A pessoa ou estabelecimento comercial que desrespeitar a regra poderá ser punido com multa no valor de R$ 279,11. Os valores arrecadados com a aplicação de multas serão integralmente repassados ao Fundo Municipal de Saúde.

Ações educativas de fiscalização
Desde o início da pandemia, ações de fiscalização têm sido realizadas pelas equipes da Prefeitura de Ubá com objetivo de observar o cumprimento das normas sanitárias de combate à Covid-19. Esta semana, com a publicação do Decreto Municipal 6.426/2020, que altera regras para funcionamento de alguns setores como bares, restaurantes e padarias, a Prefeitura intensificou a fiscalização das atividades industriais, comerciais e de prestação de serviços.

O objetivo do trabalho é o de conscientizar a população para a importância de seguir as normas estabelecidas no novo decreto. Para isso, equipes de fiscalização realizam, desde a última terça-feira (28/07), ações educativas em pontos estratégicos da cidade como a Rodoviária e nos distritos. Também há fiscalização nos estabelecimentos comerciais que estão autorizados a funcionar, verificando e orientando, entre outros aspectos, quanto a capacidade de ocupação e uso obrigatório de máscaras.

Além de reforçar as ações orientativas e de fiscalização, a Prefeitura inicia nesta semana a distribuição de cerca de 200 multas aplicadas a estabelecimentos que se recusaram a cumprir as determinações do poder público municipal e estadual em relação à pandemia.

Fiscalização
Para denúncias: Unidade Integrada de Fiscalização recebe e atende as demandas de denúncias somente online, através do endereço www.uba.mg.gov.br/ouvidoria

Orientações à comunidade
Façam distanciamento social, através de isolamento domiciliar. Atenção redobrada aos pacientes do grupo de risco.

Se você apresenta sintomas de síndrome gripal, caracterizados por sensação febril ou febre, acompanhada de tosse OU dor de garganta OU coriza OU dificuldade respiratória procure a Unidade Básica a Saúde do seu bairro (segunda a sexta, de 7h às 16h) ou um dos Pronto Atendimentos Municipais 24h, instalados no Hospital São Vicente de Paulo e no Hospital Santa Isabel. É obrigatório o uso de máscara ao sair de casa.

Em caso de sintomas leves: Informe o setor de Epidemiologia ou a Unidade de Saúde mais próxima, permaneça em casa por 14 dias, siga rigorosamente todas as orientações de higiene, não receba visitas, faça repouso, beba bastante água, evite permanecer em ambientes compartilhados da casa, como cozinha/ sala de estar, use máscara.

O contato deve ser feito através da Central de Atendimento Covid-19, que atende a população por meio do número 0800 000 2966, das 7h às 19 horas, todos os dias da semana. A Central também atende pelo whatsapp através dos números 3301-6503 ou 3301-6508.

Novas atualizações serão repassadas amanhã (30/07), a partir de 16h30, ou a qualquer momento em caso de atualizações importantes.