Revista Fato

menu Menu

Vacina da Janssen, que chegou nesta 3ª ao Brasil, será distribuída a todos os municípios de MG

Secretário de Saúde acredita que remessa chegue até esta quarta-feira (23) ao estado. Ele também disse que Minas Gerais espera receber, no total, em torno de 800 mil imunizantes contra a Covid-19 nos próximos sete dias.

Publicado por: , em 22/06/2021 - Categoria: MINAS GERAIS

Tempo de leitura: 2 minutos

Foto: Frederic J. BROWN / AFP

Minas Gerais espera receber, até esta quarta-feira (23), uma remessa de vacinas da Janssen. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, as doses serão distribuídas a todos os 853 municípios mineiros. Ainda não há definição dos grupos a serem imunizados.

Um lote com 1,5 milhão de doses da Janssen desembarcou no Brasil na manhã desta terça-feira (22), no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. Minas Gerais recebe, em média, 10% das vacinas distribuídas pelo Ministério da Saúde, o que daria 150 mil doses.

“A expectativa é que até amanhã [quarta-feira] essas doses sejam encaminhadas aos estados e, com o aumento da validade da vacina da Janssen, mais 45 dias, estamos falando de vencimento agora em meados de agosto, o estado está seguro da distribuição para todos os municípios mineiros, uma vez que a gente faz a distribuição quase que imediata. Os municípios estão sendo treinados e orientados também para que consigam vacinar de forma quase que imediata”, afirmou Baccheretti, em entrevista coletiva concedida nesta terça-feira.

 

Já o Ministério da Saúde, perguntado pelo G1disse que as doses devem chegar aos estados em até 48 horas:

“Após a entrega dos imunizantes pelos laboratórios, eles passam por um controle de qualidade rigoroso, contagem e rotulagem no Centro de Distribuição Logístico, em Guarulhos/SP. Quando as doses são liberadas para distribuição, os planos de voos são definidos e os lotes chegam aos estados em até 48 horas”, disse a pasta.

 

Baccheretti lembrou que a vacina da Janssen é de dose única e garante a imunidade em 15 a 21 dias após a aplicação.

Ainda segundo o secretário, Minas Gerais deve receber, nos próximos sete dias, em torno de 800 mil doses de vacina contra a Covid-19. O número inclui imunizantes da AstraZeneca, Coronavac, da Pfizer e da Janssen.

A última remessa entregue ao estado, com 862 mil vacinas da AstraZeneca, chegou nesta segunda-feira (21). De acordo com Baccheretti, essas doses devem ser distribuídas aos municípios nesta quarta-feira.

Matéria replicada do portal: G1 Minas