Revista Fato

menu Menu

Vacinação de profissionais da saúde em BH será 4 vezes menor que meta nacional

Prefeitura de Belo Horizonte estima que vacinará 30 mil trabalhadores de hospitais com primeiras doses da Coronavac que chegarão à capital

Publicado por: , em 18/01/2021 - Categoria: MINAS GERAIS

Tempo de leitura: 2 minutos

Aprovação da Coronavac não está sob risco, afirmam ex-presidentes da Anvisa

Vacina deve chegar nesta noite a Minas Gerais | Foto: Instituto Butantan/Divulgação

Belo Horizonte ainda ficará bem abaixo da meta de imunização do Ministério da Saúde na primeira largada da vacinação contra a Covid-19. Com as cerca de 60 mil doses da Coronavac previstas para ser entregues nesta segunda-feira (18), será possivel vacinar 30 mil profissionais da saúde da capital, pouco mais de 21% dos 140 mil trabalhadores do setor que a prefeitura estima atuarem no município. A meta do Ministério da Saúde é atingir, ao longo da campanha de vacinação, pelo menos 90% de cada grupo prioritário no país.

Além de profissionais da saúde, o ministério inclui na prioridade da primeira fase idosos e pessoas com deficiência que residem em instituições de longa permanência. Eles não serão contemplados inicialmente em BH, entretanto, devido ao número de doses da Coronavac que chegarão à capital. O quantitativo representa quase 11% das 561.120 enviadas a Minas Gerais e condiz, proporcionalmente, à população da capital, em relação à do Estado. Além dessas doses, cerca de 16 mil outras chegam a Minas reservadas à população indígena vivendo em terras demarcadas, também no grupo prioritário, totalizando 577.480 unidades da Coronavac.

“Vamos vacinar profissionais que trabalham nos hospitais dentro das unidades de internação, tanto nas UTIs de Covid-19 quanto nas de outras comorbidades. Depois, serão profissionais de enfermarias da Covid-19. Em seguida, quem trabalha nas nossas portas de urgência, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A partir do momento em que tivermos novas doses, vacinaremos outras pessoas do público-alvo”, pontuou a subsecretária de Atenção à Saúde da capital, Taciana Malheiros, em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (18).

Os profissionais começarão a ser vacinados nesta terça-feira (19), já que, de acordo com a representante do Executivo, a vacinação começa 24 horas após a chegada das vacinas ao poder da Secretaria Municipal de Saúde. A previsão é que o avião com as vacinas pouse no Aeroporto de Confins na noite desta segunda, onde a primeira aplicação marcará, simbolicamente, o início da campanha no Estado.

Em princípio, a vacinação em BH será realizada dentro das próprias unidades onde os profissionais de saúde do público-alvo trabalham. A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) não listou quais hospitais da capital receberão as vacinas primeiro, mas pontuou que elas serão aplicadas em profissionais tanto da rede pública quanto da rede privada. Ela também não deixou claro se, quando mais doses chegarem, os demais 110 mil profissionais da saúde serão vacinados antes de idosos em instituições de longa permanência, por exemplo.

Matéria replicada do portal O Tempo