Revista Fato

menu Menu

Visconde do Rio Branco publica novo decreto e avança para a Onda Amarela. Município faz mapeamento minucioso da população de infectados por faixa etários e sexo

Município traça perfil epidemiológico da população

Publicado por: , em 24/06/2021 - Categoria: REGIãO

Tempo de leitura: 2 minutos

Foto: Prefeitura de Visconde do Rio Branco/Divulgação

Após identificar melhoras nos índices de internação e mortes provocadas pela infecção do novo coronavírus, Visconde do Rio Branco avançou para a Onda Amarela do programa “Minas Consciente”. O anúncio foi feito na noite de sexta-feira (18) com a publicação de um novo decreto. 

De acordo com o último Boletim Epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Visconde do Rio Branco, publicado nas redes sociais na noite de segunda-feira (21), o município encontra com 60% da taxa de ocupação de leitos clínicos Covid Adulto e 50% de taxa de ocupação UTI Covid Adulto. Até o momento, Visconde do Rio Branco já registrou 110 óbitos decorrentes da Covid-19.

Em busca de elaborar ações mais pontuais e assertivas de prevenção para conter o avanço dos casos da pandemia no município, a Prefeitura de Visconde do Rio Branco fez um levantamento minucioso e mapeou o perfil epidemiológico de pacientes infectados e os que vieram a óbitos em decorrência da Covid-19 entre os dias 1° de março de 2020 a 2 de junho deste ano. O estudo, inédito no município, traz os números divididos por sexo e faixa etária.  

De acordo com o levantamento, das 3.697 pessoas testadas positivamente com o novo coronavírus no período de 1° de março e 2 de junho, 1.956 foram do sexo feminino (53%) e 1.741 do sexo masculino (47%), sendo que nas mulheres o grupo de 21 anos a 30 anos tiveram o número maior de casos (379 pessoas) e no masculino o grupo de 31 anos a 40 anos (369 pessoas). Já o menor número de infectados por sexo foi de 3 pessoas do sexo feminino e 5 pessoas do masculino. 

Já o mapeamento de óbitos decorrentes do novo coronarívus apontou uma maior incidência no sexo masculino, com 55 mortes (54%), contra 46 do sexo feminino (46%). Por faixa etária, o número maior de mortes dos homens foi do grupo de 71 a 80 anos (18 óbitos) e das mulheres no grupo de 61 a 70 anos (12 falecimentos). Os grupos de menor letalidade pelo novo coronavírus foi de 40 a 50 anos nas mulheres (1 morte) e nos homens o grupo de 91 anos a 100 anos (2 mortes).  

“Estamos mapeando a pandemia em nossa cidade e através desse estudo, vamos elaborar uma série de ações bem dirigida aos grupos com maior incidência de infecção. Demos um importante passo para enfrentar com mais eficiência esse maldito vírus”, afirmou o prefeito municipal Fabinho Antonucci.

 

Matéria replicada do portal: ASCOM/VRB