Você conhece a Psicanálise?

Criada por Sigmund Freud e adaptada por seus seguidores, o instrumento de trabalho na técnica psicanalítica é o relato do paciente e as associações que são feitas de suas vivências.

Todos nós já passamos por situações complicadas e gostaríamos de ter solucionado de uma forma diferente. Mas, se porventura caímos em um episódio semelhante, mantemos o mesmo comportamento do qual não gostamos anteriormente.

Nós, seres humanos, seguimos um padrão de comportamento que tende a repetição de respostas e atitudes frente a qualquer situação. O problema está quando nossas repetições geram conflitos internos. O propósito da técnica analítica é romper com esse ciclo por meio de entrevistas e sessões de análise profunda de sentimentos e pensamentos que permitirão investigar e diagnosticar as causas determinantes dos seus conflitos e da sua ansiedade, possibilitando ao psicanalista questionar a postura do paciente diante de situações conflitantes. Isso traz à consciência a necessidade de mudar seu posicionamento para que tais acontecimentos deixem de ser estressores e causadores de sofrimento. O paciente torna-se autor da própria história e passa a reescrevê-la de maneira a evitar os comportamentos que causam desgaste emocional e sofrimento psíquico.

A psicanálise como qualquer tratamento, não é um processo fácil, rápido e muito menos milagroso. Mas pode-se dizer que é efetivo de inúmeras maneiras. Auxilia na promoção de bem-estar, melhora da auto estima, no processo de auto-conhecimento e no relacionamento com as pessoas.

 

 

 

Atuando no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Guidoval.Em formação psicanalítica pelo Instituto Psicanalítico FAMET em Belo Horizonte; Pós-Graduanda no curso de Perito em psicologia do trânsito pelo Curso Razão, em Juiz de Fora-MG.

E-mail:ceciliaqpsicologa@gmail.com

WhatsApp: (32) 9 9956.1729

Endereço:Rua Coronel Carlos Brandão, nº 99 | Sala 114, Edifício Ubá Commercial Center, Centro | Ubá | MG

ENTRE NA REDE FATO!