Revista Fato

menu Menu

Você já ouviu falar sobre a gripe canina?

Publicado por: , em 07/07/2020 - Categoria: COLUNAS

Tempo de leitura: 2 minutos

No outono e no inverno surgem as baixas temperaturas e o clima seco.  Essa combinação pode causar uma série de doenças respiratórias no seu cachorro. Entre elas, e uma das mais comuns, está a Traqueobronquite Infecciosa Canina, vulgarmente conhecida como “gripe canina” uma enfermidade que atinge o sistema respiratório canino e pode desencadear outros problemas de saúde.

Como o próprio nome já diz, os sintomas da doença são muito semelhantes a  gripe humana, sendo a tosse, o principal deles.

A doença ainda debilita o sistema imunológico do animal, fazendo com que ele fique mais propenso a desenvolver outras doenças ou até mesmo agravar o problema respiratório para uma pneumonia, por exemplo.

Os sintomas da Gripe Canina são:

– Tose contínua, que pode ser confundida  com engasgos, podendo ocorrer vômitos.

– Coriza / corrimento  nasal.

– Espirros

– Febre

– Letargia

– Falta de apetite

O tratamento é realizado a base de medicamentos específicos  e que auxiliam também o fortalecimento do organismo do animal como um todo. Somente o médico veterinário pode realizar o diagnóstico e prescrever o melhor tratamento de acordo com o histórico clínico do animal.

Uma forma de prevenir esta doença é a vacinação. É uma forma simples e muito eficaz. A vacinação contra a gripe canina faz parte dos protocolos comuns e iniciais de vacinação de filhotes.

Geralmente o filhote é imunizado contra gripe após o término do protocolo da vacina V8 e o animal adulto precisa receber uma dose de reforço anualmente para manter esta proteção.

Fique atento aos sinais que seu animal apresenta e consulte sempre um médico veterinário para acompanhar a saúde do seu pet.

Dr.ª Joyce Caldeira

Médica Veterinária em Clínica Veterinária em Pet Shop Amor Animal; Pós Graduada em Clínica e Cirurgia de pequenos animais pelo Instituto Qualittas de pós graduação. Graduada em Medicina Veterinária pela UNIPAC de Juiz de Fora.