Publicado por: Revista Fato, em 07/07/2020 - Categoria: COLUNAS
Tempo de leitura: 2 minutos
No outono e no inverno surgem as baixas temperaturas e o clima seco. Essa combinação pode causar uma série de doenças respiratórias no seu cachorro. Entre elas, e uma das mais comuns, está a Traqueobronquite Infecciosa Canina, vulgarmente conhecida como “gripe canina” uma enfermidade que atinge o sistema respiratório canino e pode desencadear outros problemas de saúde.
Como o próprio nome já diz, os sintomas da doença são muito semelhantes a gripe humana, sendo a tosse, o principal deles.
A doença ainda debilita o sistema imunológico do animal, fazendo com que ele fique mais propenso a desenvolver outras doenças ou até mesmo agravar o problema respiratório para uma pneumonia, por exemplo.
Os sintomas da Gripe Canina são:
– Tose contínua, que pode ser confundida com engasgos, podendo ocorrer vômitos.
– Coriza / corrimento nasal.
– Espirros
– Febre
– Letargia
– Falta de apetite
O tratamento é realizado a base de medicamentos específicos e que auxiliam também o fortalecimento do organismo do animal como um todo. Somente o médico veterinário pode realizar o diagnóstico e prescrever o melhor tratamento de acordo com o histórico clínico do animal.
Uma forma de prevenir esta doença é a vacinação. É uma forma simples e muito eficaz. A vacinação contra a gripe canina faz parte dos protocolos comuns e iniciais de vacinação de filhotes.
Geralmente o filhote é imunizado contra gripe após o término do protocolo da vacina V8 e o animal adulto precisa receber uma dose de reforço anualmente para manter esta proteção.
Fique atento aos sinais que seu animal apresenta e consulte sempre um médico veterinário para acompanhar a saúde do seu pet.