Revista Fato

menu Menu

Você sente dor no primeiro dedo do pé?

Publicado por: , em 30/06/2021 - Categoria: COLUNAS

Tempo de leitura: 1 minuto

Foto: drrafaelbotelho.com.br/sesamoidite

A sesamoidite é uma das principais causas de dor nessa região. Essa doença consiste na inflamação dos ossos sesamóides, que se localizam abaixo do primeiro dedo do pé e são importantes pontos  de apoio para o peso na parte da frente do pé.

A dor pode ser causada por uma inflamação ou até mesmo por uma fratura, que pode acontecer sem nenhum trauma importante. Essa dor caracteristicamente piora ao andar, principalmente com uso de sapatos flexíveis ou de salto alto. Além disso, ela também pode estar relacionada com algumas atividades de impacto, tais como corrida e dança.

Nos casos de sesamoidite também é sempre importante avaliar o tipo de pisada e formato do pé. As pessoas com pé cavo estão mais sujeitas ao desenvolvimento dessa patologia , já que sobrecarregam muito a região do primeiro dedo do pé ao andar.

O diagnóstico pode ser feito através de uma avaliação clínica com um médico especialista, porém, em alguns casos é necessário solicitar exames complementares para auxiliar no tratamento. Inicialmente, a adequação do tipo de calçado e modificação da atividade física são medidas que podem resultar na resolução dessa inflamação. Entretanto, em casos mais avançados é necessário o uso de palmilhas sob medidas e até mesmo cirurgia para a correção do problema.

Dr. Guilherme Morgado

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Residência médica em Ortopedia e Traumatolgia no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia ( INTO); Especialização em Cirurgia de Pé e Tornozelo pelo INTO; Membro do Corpo Clínico do Hospital Santa Isabel ; Membro do Grupo de Cirurgia de Pé e Tornozelo do Hospital Estadual de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu.