Revista Fato

menu Menu

Zoonoses: O QUE SÃO? Como se prevenir?

Publicado por: , em 04/05/2021 - Categoria: COLUNAS

Tempo de leitura: 3 minutos

Hoje nós vamos abordar as Zoonoses como nosso assunto principal deste mês. Ainda existem muitas dúvidas acerca do tema, então preparei perguntas e respostas que podem te auxiliar. Confira e fique por dentro!

O que são as Zoonoses?

São doenças ou infecções transmitidas dos animais para os seres humanos. Elas podem ser causadas por bactérias, parasitas, fungos e vírus.

Foto: Reprodução Internet

Quais são as suas principais doenças?

As principais Zoonoses mais conhecidas são a raiva, a Esporotricose, a brucelose, a febre amarela, dengue, Zica, Leishmaniose, Leptospirose, Toxoplasmose, Teníese, Criptococose, Tuberculose, Salmonelose, Sarna, Malária e Doença de Chagas, que são as principais que mais ouvimos falar. Entre elas, a Covid-19 também se encontra no grupo, já que é um vírus modificado que vem de um animal.

Como é sua principal forma de transmissão?

A forma de transmissão pode ser através do contato com o sangue do animal, ter contato com as fezes, com a urina, ser arranhado ou mordido pelo animal, que são as formas de transmissão do contato direto. Existe também a transmissão através de vetores, que vem da picada do carrapato, pulga, mosquito e presença de percevejo no ambiente. E uma das formas mais comuns que temos de pegar zoonoses é através dos alimentos contaminados, como leite que não foi pasteurizado de forma correta, carnes cruas, carnes mal condicionadas, ovos, frutas e verduras que você consome cru e foram contaminadas com fezes de animais que tem a presença dessas zoonoses.

Ter um animal de estimação é perigoso, diante esses tanto de ZOONOSES?

Não é perigoso, uma vez que você tenha os cuidados necessários com seus animais de estimação. Levar ao veterinário regularmente para fazer as vacinas que são necessárias, os remédios de anti-pulga e carrapato, os remédios de vermes, manter a higiene desse animal com banho, manter o animal e o local limpo, recolher as fezes, lavar o lugar onde urina, usar um desinfetante para que o ambiente seja higiênico e, além de tudo, você tem que ter uma higiene pessoal, lavar as mãos após mexer com as urinas, as fezes dos animais, ter uma higiene pessoal.

Foto: Reprodução Internet

E o que é recomendado como forma de prevenção?

Precisamos levar esses animais ao médico veterinário anualmente para serem realizadas as vacinas e explicar os protocolos de vacinação de vermifugação e controle de pulgas e carrapatos. Esse médico veterinário vai explicar como que é feita a higiene desse animal e do ambiente que ele vive e, também uma higiene pessoal do proprietário, que é simples, lavar as mãos, por exemplo. É preciso também ser feito um controle de vetores e a prevenção com relação a alimentação. As zoonoses que são transmitidas através da alimentação, temos que ter um cuidado de lavar, higienizar bem os alimentos de comer, descascar, não comer certos alimentos crus que podem ter presença de contaminação, saber de onde você está trazendo esse alimento, se é de fonte segura e se questionar de onde vem aquele leite, se é de um laticínio seguro e se é inspecionado pelo veterinário.

E em relação ao tratamento?

Nos humanos, o tratamento deve ser feito pelo médico com especialização referente à patologia e nos animais, pelos médicos veterinários.

Visto que são consideradas situação de saúde pública, qual o papel do médico veterinário diante do problema?

O médico veterinário protege a saúde ambiental, animal e humana, combatendo as doenças zoonóticas e fazendo a segurança sanitária dos produtos de origem animal, os quais passam por uma inspeção do médico veterinário. Podemos destacar a presença desse profissional no frigorífico e no laticínio, por exemplo, fazendo a segurança sanitária e o controle de qualidade do alimento que será oferecido a toda a população. O que muitos não sabem, é que o O espectro de atuação do médico veterinário é muito amplo, especialmente na área de saúde pública, agindo no ramo da vigilância sanitária, assim como com o controle de epidemiologia e controle de vetores. O Médico Veterinário cuida de você, é como dizia o cientista Louis Pasteur, “A Medicina cura o homem, a Medicina Veterinária cura a humanidade”.

Dra Tuanny Rufato

Médica Veterinária de pequenos animais e especialista em Alimentação Natural para cães saudáveis e terapêuticas