Publicado por: Revista Fato, em 30/04/2021 - Categoria: CIDADE
Tempo de leitura: 3 minutos
A Prefeitura de Ubá, através da Divisão de Trânsito da Secretaria Municipal de Ambiente e Mobilidade Urbana, está implantando no município um sistema de gerenciamento de infrações de trânsito (talonário eletrônico). O sistema, que permite o registro das informações relativas às infrações de trânsito para emissão do auto de infração e a transmissão dos dados das autuações ao sistema informatizado do DETRAN/MG, será fornecido pela empresa GCT – Gerenciamento e Controle de Trânsito, contratada por meio de licitação.
Além de modernizar o sistema dos autos de infração aplicados pelos agentes de trânsito na fiscalização de veículos, o novo sistema eletrônico permitirá ainda maior agilidade e maior qualidade das informações.
Para a utilização do sistema, a empresa fornecerá 08 smartphones, equipados com o software de confecção dos autos de infração, a serem utilizados pelos agentes de trânsito, nesse caso, policiais militares responsáveis pela fiscalização do trânsito em Ubá, e suporte técnico 24 horas. Também será disponibilizado um site que permitirá o acompanhamento do andamento dos processos por parte dos condutores infratores que porventura venham a impetrar recursos administrativos junto à autoridade de trânsito (Divisão de Trânsito, JARI e CETRAN). (Decreto 5972/2017)
Destaque-se que o trânsito na cidade de Ubá já está municipalizado (Portaria Nº 224/2016 do DENATRAN) e, portanto, a responsabilidade pelos trabalhos administrativos referente ao trânsito em nossa cidade é de competência da Prefeitura, sendo a fiscalização executada pela Polícia Militar, por meio de Convênio.
Nos dias 27 e 28 de abril, cerca de 80 policiais militares, divididos em 04 turmas, participam de um treinamento sobre a utilização do novo sistema de gerenciamento de infrações de trânsito (talonário eletrônico), ministrado pela auxiliar de suporte da GCT, Jéssica Lopes de Carvalho.
Com a capacitação, todas as equipes da PM em serviço diariamente estarão aptas a atuar na fiscalização do trânsito do município. Os agentes poderão autuar condutores que cometerem infrações por desobediência às normas de circulação, estacionamento, parada, dimensões e lotação dos veículos, que são de competência do município, conforme incisos do art. 24 do Código Brasileiro de Trânsito.
A fiscalização com o novo sistema de gerenciamento de infrações de trânsito (talonário eletrônico) será iniciada a partir da próxima sexta-feira, dia 30 de abril.
De acordo com o Gerente da Divisão de Trânsito de Ubá, José Carlos Gomes, o município, que possui atualmente mais de 67 mil veículos registrados, terá inúmeros benefícios a partir da implantação de novos equipamentos e tecnologias na fiscalização do trânsito. “A implementação deste sistema informatizado vai não apenas modernizar o sistema de emissão e gerenciamento de multas, mas também contribuir para organizar o trânsito, dando às autoridades maior controle das áreas de estacionamento e melhorando a circulação dos veículos. Além deste sistema de gerenciamento, vamos investir na instalação de um equipamento eletrônico (controlador de avanço de semáforo), que fiscaliza e registra veículos que desrespeitam a fase vermelha do semáforo, a parada sobre a faixa de pedestres e a velocidade máxima da via, nas sinalizações semafóricas da cidade, visando a redução de acidentes e a melhoria da segurança para motoristas e pedestres”, explicou.
Os recursos provenientes das multas serão investidos em melhorias (obras e equipamentos) para o trânsito e em ações educativas. A aplicação dos recursos será definida pelo Conselho Municipal de Transporte e Trânsito (CMTT).
Matéria replicada do portal: Assessoria de Comunicação da PMU