Revista Fato

menu Menu

A doença cardiovascular (DCV) é a principal causa de morte nas mulheres.

Publicado por: , em 31/10/2022 - Categoria: COLUNAS

Tempo de leitura: 2 minutos

A doença cardiovascular (DCV) é a principal causa de morte nas mulheres. A maior incidência de doença cardíaca na mulher ocorre próximo à menopausa (idade média de 52 anos).

 

As diretrizes americanas reconheceram que a menopausa precoce (<45 anos) é um potencializador de risco para doença cardíaca devido às alterações cardiometabólicas que ocorrem mais precocemente.

 

Estudo publicado no European Heart Journal analisou 1.4 milhão de mulheres coreanas (acompanhadas por cerca de 9,1 anos) e demonstrou claramente um aumento da incidência de INSUFICIÊNCIA CARDÍACA (33% mais), FIBRILAÇÃO ATRIAL (9% mais) e INFARTO (16% mais) quando havia menopausa precoce.

 

A menopausa precoce NATURAL foi MAIS associada a problemas cardíacos do que a menopausa CIRÚRGICA (retirada dos ovários antes dos 40 anos).

 

Quanto mais precoce a menopausa (<40, 41-45, 46-50, >50 anos), maior a incidência de problemas cardíacos, independente da presença ou não de outros fatores de risco (hipertensão, diabetes, etc). 

 

Ou seja, a menopausa precoce, POR SI SÓ, aumenta o risco de problemas cardíacos no futuro.

 

Este novo estudo vai na mesma direção que estudos anteriores, e é mais uma evidência de que o histórico do ciclo reprodutivo da mulher é importante para avaliar o risco cardiovascular futuro.

 

Ref.: Age at menopause and risk of heart failure and atrial fibrillation: a nationwide cohort study, J. Shin et al. Eur Heart Journal. Aug 2022

 

Ricardo Ghetti

Cardiologia e Cardiologia Intervencionista

  • Diretor Hemodinâmica do Hospital Santa Isabel - Ubá/MG
  • Professor de Cardiologia da Faculdade de Medicina - UFV