Revista Fato

menu Menu

A importância da Higiene Bucal nos animais

Publicado por: , em 10/09/2020 - Categoria: COLUNAS

Tempo de leitura: 2 minutos

A higiene bucal pode evitar que seu pet desenvolva doenças mais graves.  Assim como acontece como os seres humanos, os cuidados com os dentes ajudam a manter todo o organismo saudável e forte.

A dica é começar a escovação em cães e gatos aos poucos, para que eles possam ir se acostumando com a novidade. Tente fazer  deste momento uma brincadeira, para que o processo não se torne um fardo ou aborreça seus bichinhos.

Vale lembrar que a higienização pode ser  feita com uma escova de cerdas macias, mas jamais devem ser usados cremes dentais de humanos. Os pets tem pastas de dentes específicas para eles.

Esse pequeno cuidado diário pode evitar que eles desenvolvam problemas como o tártaro e a gengivite. Além de causarem desconforto e dor no animal, as bactérias que se acumulam nos dentes doentes vão para a corrente sanguínea, caem no coração, levando ao desenvolvimento de endocardite, e também nos rins, podendo desencadear perda da função renal e levar à morte.

A tartarectomia que é a limpeza profunda dos dentes é realizada quando há acúmulo de tártaro nos dentes dos animais, este procedimento requer que o animal seja anestesiado geral para que se faça uma completa higiene bucal. É um procedimento demorado e complexo. O animal que faz este procedimento não esta livre de desenvolver novamente doenças periodontais, por isso deve realizar a escovação dentária normalmente para que não necessite no futuro de novos procedimentos anestésicos.

Antes e Depois da Limpeza de Tártaro

Um belo sorriso é sempre apreciado e os cuidados com a dentição vão muito além da estética. Manter um sorriso saudável é imprescindível seja para seres humanos ou pets,por isso consulte sempre um profissional e tire suas dúvidas sobre como manter a higiene bucal de seu melhor amigo e quais tratamentos existem para os problemas orais.

Dr.ª Joyce Caldeira

Médica Veterinária em Clínica Veterinária em Pet Shop Amor Animal; Pós Graduada em Clínica e Cirurgia de pequenos animais pelo Instituto Qualittas de pós graduação. Graduada em Medicina Veterinária pela UNIPAC de Juiz de Fora.