Revista Fato

menu Menu

A importância dos números

Você precisa entender o que eles dizem!

Publicado por: , em 04/10/2022 - Categoria: COLUNAS

Tempo de leitura: 2 minutos

Olá pessoal, muito prazer! Meu nome é Paulo Marcos e trabalho a 21 anos na área de contabilidade e de gestão empresarial. E durante um tempo vamos conversar aqui sobre estes temas que são essenciais para a vida não apenas das empresas mas também de qualquer pessoa física que tenha pretensão de ter um ganho financeiro. 

Tudo que se faz precisa ser mensurado, ou seja, controlado, anotado para que depois você consiga ler e interpretar os números a fim de confirmar se sua estratégia, sua ação está realmente dando certo ou se são necessários ajustes nos procedimentos, o que é muito comum. Costumo dizer que gestão é resolver problemas todos os dias. A questão é que para resolvê-los você precisa ter todas as informações sobre eles, e sobretudo os dados financeiros. 

As empresas tem uma facilidade maior de mapear todos estes dados, como receitas, custos e despesas e também os ativos e passivos e desta forma, após coletados, é necessário analisar, compreender o que tais números revelam. É básico, porém bom destacar que não adianta apenas registrar os números sem ter os utilizados para apurar seu lucro, confirmar que o resultado final está sendo bom. Já as pessoas físicas costumam deixar mais de lado, entretanto, está crescendo o número de pessoas que mesmo sem querer ser dona de um empreendimento, estão mais organizadas a nível financeiro e burocrático. 

E ai te provoco no sentido de que realize uma auto análise: você tem mesmo guardado todos os dados que sua atividade gera e tem pego estes dados para fazer uma análise detalhada em várias visões? Você sabe quanto tem tido de resultado médio mensal? É lucro ou prejuízo? Sua atividade está conseguindo, além de lucro, gerar uma reserva que possibilite trabalhar de maneira segura perante a possíveis crises? E após ter certeza de tudo, qual é a maneira que vai planejar o próximo ano? Vai ficar no mesmo regime tributário ou é interessante migrar para diminuir carga tributária?

São realmente muitas perguntas, e a questão é que todas elas são necessárias para o gestor conhecer o seu empreendimento, seu negócio e também para a partir daí, começar a agir estrategicamente e não apenas sofrer a ação do mercado e no máximo reagindo a algum fato inesperado. A notícia ruim é que, se você ainda hoje não tem boas respostas para as indagações acima, não está em um bom caminho. E a boa notícia é que tem como melhorar, o quanto antes. E esta coluna e eu particularmente estarei a disposição para juntos termos esta melhoria. 

Forte abraço!

Paulo Marcos

Bacharel em Ciências Contábeis, Consultor Tributário com especialização em Gestão Empresarial, Planejamento Tributário, Auditoria Digital, Compliance e Direito Tributário. É Professor de MBA’s e PÓS Graduações. Professor universitário de graduação. Idealizador e Proprietário das empresas PMR Assessoria e da Rede de Consultores. É participante do BNI Minas Integração (atual vice presidente) e com outras experiências como ex diretor de Patrimônio da ACIUbá. Criador do método PDCF – Programa de Desenvolvimento Contábil e Fiscal. Entre outras ações voluntárias.