Revista Fato

menu Menu

Alimentação natural para os pets

Publicado por: , em 03/03/2021 - Categoria: COLUNAS

Tempo de leitura: 2 minutos

Foto: Arquivo Pessoal

Você já ouviu falar de Alimentação Natural para os pets? Comum em outros países, a comida feita com alimentos frescos ainda é novo por aqui. Vamos saber mais sobre o assunto?

O que é alimentação natural?

Alimentação natural é uma dieta balanceada e individualizada feita especialmente para cada animal, essa dieta é feita com alimentos naturais, feita com comida que nós comemos, com alimentos mais frescos possíveis e deve ser feita de forma correta e de acordo com a necessidade nutricional de cada um.

Vantagens e Desvantagens:

– Vantagens: A primeira vantagem é a alta palatabilidade. Essa dieta é super saborosa, os animais sentem prazer ao comer e você tem a possibilidade de variar o cardápio, sendo assim, seu animal não vai comer todo dia a mesma comida. Conseguimos uma pelagem mais bonita, deixando os pelos mais brilhantes, fazendo um controle de obesidade, um controle de dermatite, aumentando a imunidade do animal e consequentemente a vitalidade e o tempo de vida. Além da disposição que o pet tem para brincar, essa dieta nos possibilita usar alimentos frescos, aquele alimento que você vai a feira e compra tudo fresquinho.

Uma dúvida muito comum, mas que é uma vantagem da alimentação natural, é que as fezes com menor volume e com menor cheiro e  consistência firme, todo mundo fala: “Não vou dar comida para meu cachorro porque ele vai fazer fezes mole e com muito mal cheiro”. Mentira, o animal que come alimentação natural balanceada de acordo com sua  necessidade,  tem as fezes reduzidas e firmes como quando ele come ração, isso é um medo muito grande, mais é uma realidade na alimentação natural.

– Desvantagem:

Você precisa ter uma organização para gerar essas dietas, você precisa  fazer uma quantidade maior, ter um espaço na geladeira e no freezer de acordo com as necessidades.

Você tem a sensação que seu animal está sempre com fome, porque a comida é tão gostosa que o animal quer comer o tempo todo, não porque ele está com fome, mas porque ele tem prazer em comer,  sendo assim, ele passa a querer a comer mais, então essa pode ser uma desvantagem, por isso devem seguir a dieta correta.

O animal que come alimentação natural não aceita mais a ração, isso também pode acontecer.

Como iniciar a alimentação natural para meu animal?

 Procurar um médico veterinário especialista em alimentação natural para que ele faça uma avaliação do seu animal, e de qual dieta é melhor para seu animalzinho, serão feitos exames laboratoriais para gerar de forma correta e balanceada.

Não pode pegar dieta do amigo, não pode pegar dieta de outro animal, porque a alimentação natural é individualizada, cada pet tem uma necessidade, um metabolismo, cada um tem uma necessidade diferente.

Uma coisa que eu gosto de ressaltar sobre a alimentação natural para cães é não comer a nossa comida, eles não podem comer o que comemos, o ideal na alimentação natural é fazer uma refeição especialmente para o seu cachorro, ele não pode comer sua comida, muito menos o resto de comida, alimentação natural é uma dieta balanceada e individualizada especialmente para seu cãozinho! Certo?

Dra Tuanny Rufato

Médica Veterinária de pequenos animais e especialista em Alimentação Natural para cães saudáveis e terapêuticas