Revista Fato

menu Menu

Assunto complicado, mas necessário!

Publicado por: , em 05/01/2023 - Categoria: COLUNAS

Tempo de leitura: 2 minutos

👉🏻 Para identificar os fatores envolvidos em um conflito, o mediador precisa compreender as necessidades, interesses e perspectivas de cada parte.

Mas, vou deixar de PRESENTE para você, alguns fatores que podem estar envolvidos e que podem ser explorados durante a mediação:

👉🏻 Necessidades! Cada parte pode ter necessidades diferentes que precisam ser atendidas para chegar a um acordo. Por exemplo, uma parte pode precisar de mais tempo para completar uma tarefa, enquanto outra pode precisar de mais recursos para realizar seu trabalho.

👉🏻 Interesses! As partes também podem ter interesses diferentes, que precisam ser levados em consideração. Por exemplo, uma parte pode estar interessada em preservar uma relação amigável, enquanto outra pode estar interessada em maximizar os lucros.

👉🏻 Perspectivas! As partes também podem ter perspectivas diferentes sobre a situação de conflito. Por exemplo, uma parte pode achar que está sendo tratada injustamente, enquanto outra pode achar que está agindo de maneira razoável.

👉🏻 Emoções! Ah, as emoções… Elas também podem ser um fator importante em um conflito. As partes podem estar se sentindo frustradas, zangadas ou tristes, o que pode afetar a sua capacidade de chegar a um acordo.

☝🏻 Identificar esses fatores é importante para o mediador porque vai proporcionar a ele uma compreensão mais profunda da situação de conflito e ajudá-lo a encontrar soluções que atendam às necessidades e interesses de todas as partes.

Alexandra Peron

Consultora | Coach

Criadora do E-book – Construa o seu Desenvolvimento Humano

Alexandra Peron

Técnica em contabilidade; Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais (UNOPAR); Pós graduada em  Liderança e Coaching para Gestão de Pessoas   (PUC); Ciência do bem-estar (PUC); Coach Executivo; Formadora de Líderes; Analista comportamental; Consultora Habilitada pela ABRACEM(Associação Brasileira de Consultores Empresarias) - Registro A50629; Palestrante; Escritora; Instrutora de Treinamento; Mãe do Caio, Artur e Miguel.