Revista Fato

menu Menu

Bem-vindo ao Metaverso!

Publicado por: , em 29/10/2022 - Categoria: COLUNAS

Tempo de leitura: 3 minutos

Hello, world! 

É com muita alegria que estou de volta ao time de colunistas da Revista Fato e, mais uma vez, com uma missão que eu amo: falar sobre o mundo virtual! 

Para quem ainda não me conhece, permita que eu me apresente! Eu sou a Rafaela Namorato (mas as melhores pessoas do mundo me chamam de Lela. Então, já sabe né?! Você também pode me chamar assim), jornalista, especialista nas áreas de assessoria, comunicação empresarial, gestão de comunicação para organizações e marketing digital. Ah, e também uma cervejeira entusiasta e dona do boteco mais bacana da internet (@obotecofeminino). 

A partir de hoje, todos os meses teremos um encontro marcado aqui para falar das tendências, novas descobertas, avanços da tecnologia e tudo mais que diz respeito à internet. E eu te garanto que vai ser bem legal!

Para começar o nosso bate-papo eu escolhi um tema que está em alta no mundo inteiro e eu tenho certeza que você também já ouviu algo a respeito: o metaverso!

Metaverso é o termo utilizado para designar uma espécie de mundo virtual onde é replicada a realidade por meio de dispositivos digitais. Ele é um espaço coletivo e virtual que reúne realidade virtual, realidade aumentada e internet. Resumindo, temos aqui uma tecnologia que nos permite viver as mais variadas experiências no ambiente virtual.  

Embora o termo esteja em alta – e muito em razão do anúncio do Facebook sobre a intenção de adotar o metaverso em sua plataforma – ele não é tão novo assim. Pelo pouco que falei aqui, os fãs de games já devem ter notado a semelhança com algo que eles conhecem bem. Jogos como The Sims, Second Life e Fortnite já permitem essa interação há muito tempo. Dentro desses jogos os gamers têm uma vida, digamos paralela, no mundo virtual.

Se antes a internet proporcionava apenas a conexão, agora com o metaverso ela vem trazer maior profundidade, permitindo uma imersão dos usuários. Muitas empresas, inclusive, já estão na corrida para se adaptar a esse novo universo buscando elevar a experiência de seus usuários e/ou consumidores. No Brasil, a Brahma, a TIM e o Banco do Brasil, já vêm criando experiências dentro do metaverso. 

Aliás, o metaverso também tem sido pauta de novela! Quem está assistindo a novela Travessia, da autora Glória Peres, já viu essa nova tecnologia “em prática” algumas vezes durante os capítulos da trama.

Ainda não existe uma previsão de quando o metaverso será acessível a todos. Como essa tecnologia é baseada em gráficos capazes de reproduzir fielmente a realidade, ela necessita ainda de muitas adaptações e melhorias para alcançar essa perfeição, e isso pode levar tempo.

Fato é que, mesmo que a caminhada ainda seja longa, os primeiros impactos já podem ser percebidos e, certamente, essa nova revolução na forma como interagimos trará benefícios muito importantes e capazes de nos ajudar, quem sabe, a ter um mundo melhor!

Até a próxima, conectados!

Rafaela Namorato

Jornalista, especialista em Assessoria de Comunicação; Gestão da Comunicação nas Organizações e em Marketing Digital. Uma verdadeira apaixonada por internet e pelas mídias sociais. É também a dona do boteco mais divertido da internet: o @obotecofeminino.