Publicado por: Revista Fato, em 26/06/2020 - Categoria: REGIãO
Tempo de leitura: 2 minutos
Diante da recente alta no número de confirmações de covid-19 registrado em Visconde do Rio Branco, o Hospital São João Batista (HSJB) terá a sua capacidade de atendimento ampliada a partir desta quinta-feira (25), com o início das atividades no Centro de Triagem temporário. Totalmente pronta desde abril, a estrutura construída pela Prefeitura a fim de assegurar o acolhimento de pacientes que apresentarem quadros da doença dispõe de dois consultórios para avaliação, posto de enfermagem e está recebendo mais quatro novos leitos clínicos, que se somarão aos nove já preparados anteriormente.
Além da unidade hospitalar provisória, a Gestão Municipal também direcionou investimentos para equipar e reativar o terceiro andar do HSJB, que no último final de semana chegou a ter cerca de 80% de ocupação. “Prevendo que um agravo na situação poderia acontecer a qualquer momento, há dois meses e meio providenciamos um aparato exclusivo para covid no Hospital. Em poucos dias, houve um salto considerável no quantitativo de infectados pelo novo Coronavírus, o que aumentou a demanda na ala com 21 leitos que ajudamos a reativar no terceiro andar. Com isso, chegou a hora de colocar o Centro de Triagem em funcionamento para garantir que, caso necessário, a população receba a devida assistência médica”, afirmou o Prefeito Iran, salientando ainda que das quatro equipes que atuarão no local, três serão custeadas pelo município e uma pelas Prefeituras de São Geraldo e Guiricema.
Com 34 leitos clínicos para tratamento de covid-19 em operação, a Prefeitura e o Hospital trabalham a fim de preparar outros sete e mais um posto de enfermagem no espaço que antigamente abrigava o centro fisioterapêutico da instituição. “Chegamos a um acordo com a direção do HSJB para criarmos uma estrutura extra de atendimento. Acredito que dentro do prazo de 15 dias, essa nova área específica para quadros de Coronavírus já esteja concluída e iremos acioná-la imediatamente se houver necessidade. Desde o começo dessa pandemia, Deus tem iluminado as nossas decisões, tanto nas ações preventivas como também na assistência hospitalar aos rio-branquenses. Se os recursos não fossem tão bem aplicados por nós neste sentido, talvez hoje estivéssemos vivenciando um cenário ainda mais preocupante. O nosso trabalho segue firme e o propósito continua o mesmo: preservar vidas”, concluiu o Prefeito.