Publicado por: Gillian Del Puppo, em 14/04/2023 - Categoria: COLUNAS
Tempo de leitura: 3 minutos
O ChatGPT (Generative Pre-Trained Transformer) é um tema que vem aparecendo constantemente nas principais matérias das TVs e revistas no cenário nacional e internacional. Várias discussões sobre o assunto têm grandes benefícios e mudanças nas interações máquina-homem e trazem consigo também notáveis preocupações.
Conceitualmente, o ChatGPT é uma ferramenta disponível através de uma plataforma que utiliza a IA (inteligência artificial) com um modelo de linguagem baseado em deep learning (aprendizagem profunda). Na prática, possui um algoritmo que tem como base redes neurais e que possibilita uma conversa com o usuário a partir do processamento de um vasto banco de dados que busca entender as sutilezas da comunicação humana, permitindo que ela seja uma ferramenta de interação realista.
Esta plataforma de IA é um sistema/robô que busca imitar a inteligência humana para executar tarefas e criar interatividade com os usuários. Ela é capaz de compreender o significado das frases e desenvolver conversas complexas de forma dinâmica e flexível.
Desenvolvido pela OpenAI, um laboratório de pesquisa dos EUA, em 2019, ele foi lançado em novembro de 2022 e muito já se fala sobre os impactos no mercado. Muitos questionam a concorrência com o Google, porém o que se mostra é que não se trata apenas de uma ferramenta de pesquisa, mas que responde a inúmeros questionamentos e cria diálogos virtuais com os humanos.
O ChatGPT em essência, é um modelo treinado com grande quantidade de dados para prever a próxima palavra com base em um contexto. Ele é alimentado com um comando ou pergunta como estímulo inicial e gera respostas com textos coesos e contextualizados em uma variedade de tópicos e idiomas, tornando-se uma ferramenta valiosa para a comunicação em vários campos.
Trazendo para o mercado corporativo, a ferramenta tem grande importância no contexto do atendimento ao cliente. Ela é vista como uma excelente alternativa para melhoria e otimização dos serviços de atendimento ao cliente, pois pode fornecer informações detalhadas e instantâneas. Essa agilidade pode poupar tempo tanto para as empresas, quanto para os consumidores.
Na educação, o ChatGPT é uma plataforma que tem o potencial de revolucionar o modelo atual, servindo como uma assistência personalizada para alunos com conceitos e informações científicas, servindo de inspiração para desenvolver ideias e também como exemplo de uma escrita culta e seguindo as regras do nosso idioma.
Porém, ainda no campo da educação, esse tema não é uma unanimidade. Muitos professores entendem que a ferramenta pode prejudicar muito a educação futura dos alunos em caso de utilizá-la de forma equivocada. Já existem relatos de alunos que utilizam a plataforma para fazer provas e trabalhos e isso certamente prejudicaria o aprendizado. Nesse contexto, já existem países que proibiram a utilização da plataforma no ambiente universitário.
Outro cuidado necessário é em relação aos resultados da mesma, pois por mais que seja útil e eficiente, eles necessitam de um olhar humano para aprovação, ajuste e garantia de resultado. Essas avaliações humanas são muito importantes para a comunicação e criação das boas relações com clientes e qualquer outra interação.
No relacionamento pessoal, a ferramenta também pode trazer vários benefícios. Veja que como exemplo solicitei ajuda de como interagir com minha esposa que está grávida atualmente. E veja que recebi até conselhos.
O fato é que essa plataforma chegou e trouxe vários questionamentos e dúvidas. Como utilizar e inserir no contexto educacional e mercadológico sempre de forma ética e eficiente? E ainda termos a ciência da importância da tecnologia como complementar às relações humanas, pois trazem muitos benefícios, porém não substituem a interação
E você, já está utilizando essa plataforma que vem chegando para revolucionar?
Agora que leu e conheceu, você deve estar se perguntando em como acessar essa tecnologia. É simples, rápido e gratuito. Acesse a página https://chat.openai.com/chat através do navegador e faça login com a sua conta Google ou Facebook.
Espero que tenha gostado e no caso de dúvidas, estou à disposição.
Formado em Ciências Econômicas e Contabilidade; Mestrado em Economia pela UFV; MBA em Gestão Empreendedora; Diretor Adm/financeiro da Facilita Telecom; Sócio proprietário da Express Cópias; Diretor Administrativo da ADUBAR.