Revista Fato

menu Menu

Cinco pessoas seguem internadas em Ubá com suspeita da Covid-19; sendo que uma delas é criança e encontra-se internada na UTI pediátrica com suporte ventilatório

Publicado por: , em 09/04/2020 - Categoria: SAúDE E BEM-ESTAR

Tempo de leitura: 2 minutos

Acaba de chegar na redação da Revista Fato! o 26º boletim epidemiológico enviado pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ubá. De acordo com informações, o município possui cinco internações com suspeitas da Covid-19.

Esclarecimentos/Internações:
Dos casos novos, há duas crianças, ambas na faixa etária de 0 a 5 anos, sendo que:

1) NOVO: uma encontra-se internada na UTI pediátrica com suporte ventilatório;
2) NOVO: uma internada em leito clínico de isolamento;
3) PERMANECE: paciente do sexo feminino, faixa etária de 80 a 85 anos, com sintomas de leve a moderados, internada em leito de isolamento.
4) PERMANECE: criança na faixa etária de 0 a 5 anos, com sintomas gripais, em leito de isolamento,
5) PERMANECE: paciente do sexo feminino, faixa etária 46 a 50 anos, integrante de grupo de risco, quadro leve, estável.

Boletim epidemiológico atualizado nesta quinta-feira, 09 de Abril.

Ubá possui um (01) caso confirmado de COVID-19. Quinze (15) pacientes que apresentavam sintomas que se enquadram nos protocolos da SES foram testados e ainda aguardam resultado do exame. Ou seja, quatro novos casos são investigados, com coleta de exame. Em relação ao número de casos monitorados, apresentamos uma mudança na forma de numerar os casos: 42 casos que eram contados como monitorados (sem coleta de material) foram descartados devido ao transcorrer do prazo de 14 dias. Todos apresentavam sintomas gripais que não se enquadram para coleta do teste, por isso eram monitorados. Com isso, o número atual de pacientes monitorados é de trinta e um (31). Com a mudança de status dos casos monitorados, temos agora 81 casos descartados para COVID-19. Destes, um total de 39 receberam resultados negativos para COVID-19. O número de casos notificados/analisados, desde 15 de março, é de cento e vinte e quatro (128).

Façam distanciamento social, através de isolamento domiciliar. Atenção redobrada aos pacientes do grupo de risco.

Para quem chega de viagem, considerando a transmissão comunitária em todo país, é solicitado comunicar a Secretaria de Saúde, através do Setor de Epidemiologia, para monitoramento e orientações. O contato deverá ser feito através dos telefones 3301-6505 / 3301-6503 / 3301- 6506, de segunda a sexta, de 8h às 17h. Aos finais de semana e feriado prolongado, o contato deverá ser feito pelo whatsapp através dos números 3301-6503 ou 3301-6108 (somente mensagem, não atende ligação).

– Se estiver apresentando algum sintoma: permaneça em isolamento domiciliar por 14 dias.

– Caso não apresente nenhum sintoma: permaneça em isolamento domiciliar por 7 dias.

A Prefeitura segue orientação do Ministério da Saúde e recomenda que só procure atendimento quem apresentar sintomas como febre acompanhada de tosse ou dor de garganta, ou coriza, ou dificuldade respiratória. Nestes casos, orienta-se o paciente a procurar as Unidades Básicas de Saúde do Município (segunda a sexta, de 7h às 16h). À noite e aos finais de semana, pacientes com os sintomas relatados acima devem procurar o Pronto Atendimento Municipal do Hospital São Vicente de Paulo, que possui local adequado para atendimento e recebeu reforço de médico e equipe técnica de retaguarda.