Revista Fato

menu Menu

Conflito Societário

Publicado por: , em 20/01/2023 - Categoria: COLUNAS

Tempo de leitura: 2 minutos

 

No mundo empresarial, os conflitos societários são mais comuns do que muitos imaginam. Se um casamento é difícil de manter pelas muitas diferenças entre o casal, imagine uma sociedade.

Segundo levantamento do Sebrae, em 2020 questões com os sócios foram responsáveis por 2,7% das empresas que fecharam.

Isso sem contar que geralmente as demais crises nascem também de erros e divergências entre os sócios. Por isso a dúvida: como se dão os conflitos societários e quais são os principais ou mais comuns?

Entretanto, é importante frisar que qualquer análise sobre o tema se dá de uma forma generalizada no sentido de problemas que são mais comuns, afinal, cada empresa tem suas particularidades — e mais ainda as pessoas. Logo, seria difícil prever ou dar dicas personalizadas considerando-se personalidades e posturas individuais.

Dito isso, muito provavelmente os primeiros conflitos começam a ganhar forma quando:

  • Equívoco dos sócios quanto ao planejamento financeiro do negócio e falta dinheiro;
  • Não há alinhamento entre interesses pessoais e/ou profissionais dos fundadores;
  • Falta de gerenciamento em relação aos períodos adversos (momentos de crise), a fim de que eles não se transformem em conflitos internos desnecessários;
  • Falha de comunicação e quebra de confiança;
  • Falta de envolvimento de um ou excesso de envolvimento de uma das partes e excesso de cobranças de um dos lados ou de todos os sócios.

 

Essas “brigas” afetam os negócios. De acordo com pesquisa da Höft Consultoria, divulgada no final de 2020, no Brasil, 7 em cada 10 sociedades desaparecem em decorrência de conflitos entre sócios. 

Por outro lado, a pesquisa revela que, com a estrutura societária alinhada às estratégias do negócio, com regras claras de governança corporativa e procedimentos bem definidos, as empresas tendem a minimizar conflitos e a aumentar a segurança jurídica.

Estou à disposição para sanar quaisquer dúvidas com relação a este trabalho.

Grande Abraço!

Rodrigo Haikal

RODRIGO HAIKAL DE ARAÚJO PORTO – Advogado (OAB/MG 97.921); Graduado em Direito pela Universidade Gama Filho - RJ; Pós-graduado em Direito Civil pela Universidade Gama Filho - RJ; Pós Graduação em Direito Empresarial e Econômico pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF, Pós Graduação Direito Empresarial OAB/SP-ESA. Sócio Proprietário da Haikal Mafra Médice Advogados Associados, Vice Presidente do BNI INTEGRAÇÃO Gestão Fevereiro / Setembro de 2022, Tesoureiro da CDL/SPC UBÁ, Diretor Presidente do Tabajara Esporte Clube. Atuante na área Tributária, Trabalhista, Empresarial e Gestão Patrimonial (HOLDING). Endereços Profissionais: Ubá- Rua Santa Cruz, 311, Centro, CEP 36500-059. Belo Horizonte- Rua Professor Pedro Aleixo, 160, Bairro Belvedere, Belo Horizonte. Mercês- Praça Bias Fortes, 221, Mercês - CEP: 36190000