Publicado por: Revista Fato, em 23/03/2021 - Categoria: SAúDE E BEM-ESTAR
Tempo de leitura: 2 minutos
O governador Romeu Zema (Novo) anunciou, nesta segunda-feira (22), o envio de 25 respiradores para Juiz de Fora, Viçosa e São João del Rei. Os equipamentos serão utilizados na abertura de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na Zona da Mata e Campo das Vertentes contra a Covid-19.
De acordo com o Estado, serão 15 ventiladores para Juiz de Fora; sete para Viçosa e três para São João del Rei. Até a última atualização desta matéria, não havia sido divulgado quais hospitais receberão os aparelhos, que foram entregues pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).
Ao todo, Minas Gerais vai receber mais de 100 instrumentos mecânicos que ajudarão na ampliação da rede de saúde ao longo desta semana.
“Os equipamentos foram doados pela Fiemg e serão usados na abertura de mais 100 leitos de UTI para atender os pacientes com Covid-19. Seguimos unindo todos os esforços para garantir atendimento às pessoas que precisam”, afirmou Zema.
Segundo o Governo de Minas, o critério técnico utilizado para a escolha das cidades foi “a identificação de hospitais com capacidade de abertura imediata de leitos de UTI”.
Na última semana, o G1 mostrou que o avanço da doença na Zona da Mata e Vertentes tem causado falta de leitos e filas de espera para transferência de pacientes. As cidades de Ubá, Leopoldina, Santos Dumont e Muriaé registram 100% de ocupação de UTIs.
O número de leitos de UTI em fevereiro de 2020 no estado era 2.072 e, atualmente, são 4.364. As vagas de enfermaria passaram de 11.622 para 20.840, no mesmo período.
Matéria replicada do portal: G1 Zona da Mata