Revista Fato

menu Menu

Covid-19: mais de 50 mil novas doses da vacina chegam às regionais de Saúde da Zona da Mata e Vertentes

Doses da CoronaVac e AstraZeneca foram entregues em Juiz de Fora, Ubá, Leopoldina, Barbacena, Ponte Nova e São João del Rei por aeronave e carro na manhã desta segunda-feira (1º). De acordo com o Estado, objetivo nesta fase é imunizar idosos acima de 80 a

Publicado por: , em 01/03/2021 - Categoria: ZONA DA MATA

Tempo de leitura: 3 minutos

Chegada de novas vacinas em Juiz de ForaFoto: Vagner Tolendato/G1

As Unidades Regionais de Saúde (URS) das cidades da Zona da Mata e do Campo das Vertentes recebem, na manhã desta segunda-feira (1º), a quinta remessa de doses das vacinas CoronaVac e AstraZeneca.

Ao todo, são 50.050 doses para as regionais de Juiz de Fora, Ubá, Leopoldina, Ponte Nova, Barbacena e São João del Rei.

As novas doses são para vacinar todos os idosos entre 85 e 89 anos em Minas Gerais, o que corresponde a 154.721 pessoas. Além disso, devem ser imunizados 24% dos que têm entre 80 e 84 anos, o equivalente a 64.195 pessoas.

Por volta das 9h30 da manhã, um helicóptero da Polícia Militar (PM) pousou no 2º Batalhão da companhia, no Bairro Santa Terezinha. A aeronave transportou as doses das regionais de Juiz de Fora, Ubá e Leopoldina.

As caixas com as vacinas foram levadas para a sede da Superintendência Regional de Saúde, sob escolta policial. As regionais de Saúde de Ubá e Leopoldina vão retirar as doses no local ainda nesta segunda e previsão é que a distribuição para os municípios comece na terça-feira (2).

No Campo das Vertentes, uma equipe da Superintendência Regional de Saúde de Barbacena foi retirar as doses na Central Estadual de Rede de Frio em Belo Horizonte. O transporte será feito de carro e as doses tem previsão de chegada às 11h na sede da regional, no Bairro Sericícola.

As vacinas que as regionais de Saúde recebem a partir desta segunda-feira são para 1ª e 2ª dose de CoronaVac, direcionada para aplicação em pessoas com 80 a 84 anos; e a 1ª dose da AstraZeneca, que será aplicada em idosos com 85 a 89 anos e trabalhadores da Saúde.

A CoronaVac, desenvolvida pela Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, e a da Universidade de Oxford feita com o laboratório AstraZeneca, devem ser aplicadas em duas etapas.

A segunda dose da CoronaVac precisa ser tomada num intervalo de 14 a 28 dias. Já a segunda dose da vacina de Oxford/AstraZeneca, da Fiocruz, é tomada 12 semanas após a primeira dose.

Quinta remessa

Fracos com doses das vacinas CoronaVac/Butantan (esquerda) e Oxford/AstraZenecaFoto: William Silva e Fernanda Elnour/TV TEM

Este é o quinto lote de vacinas que chega a Minas Gerais. A vacinação no estado começou no dia 18 de janeiro, com a chegada das primeiras 577.480 doses da CoronaVac. No dia 24 do mesmo mês, 190.500 doses do imunizante de Oxford foram entregues.

A terceira remessa chegou ao estado no dia 25 de janeiro, com 87.600 doses da CoronaVac. No dia 7 de fevereiro, foram mais 315.600 doses do mesmo imunizante. No total, Minas Gerais recebeu 1.528.580 doses do governo federal.

Até esta segunda-feira (1º), 587.736 pessoas receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no estado e 251.590 mineiros receberam as duas doses.

Matéria replicada do portal G1 ZONA DA MATA