Publicado por: Revista Fato, em 26/03/2021 - Categoria: CIDADE
Tempo de leitura: 2 minutos
Equipes da Prefeitura realizam ações educativas em diversos pontos da cidade visando a conscientização da população quanto às medidas de prevenção ao coronavírus e consequentemente a busca pela redução de casos confirmados e hospitalizações devido à COVID-19 em Ubá.
Equipes da Unidade Integrada de Fiscalização e Polícia Militar percorrem diversos estabelecimentos na região central e bairros da cidade. Durante as ações, que são realizadas inclusive aos sábados, domingos e também em período noturno, funcionários e empresários são orientados sobre as regras atuais vigentes no município devido ao Decreto Municipal nº 6.561, que enquadra o município na onda roxa do Plano Minas Consciente, em consonância com a Deliberação COVID-19 nº 130.
As ações são educativas e em alguns casos punitivas com aplicação de multas e posterior remessa dos atos administrativos ao Ministério Público, quando se tratar de infrações sanitárias que possam configurar ilícitos penais conforme art. 9 da Deliberação 130.
O município de Ubá realiza barreiras educativas contra a COVID-19 em diversos pontos itinerantes da cidade, como praças e semáforos. Os motoristas e pedestres são orientados sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras, com aferição de temperatura e recomendação de procurar a Unidade Básica de Saúde ou um dos Pronto Atendimentos Municipais 24h, instalados no Hospital São Vicente de Paulo e no Hospital Santa Isabel em caso de sintomas gripais.
Outra equipe permanece na Rodoviária, orientando às pessoas que chegam na cidade quanto à onda roxa e a medidas de prevenção à COVID-19.
Visando evitar e reduzir aglomerações, a Prefeitura realizou, de forma preventiva, o isolamento de várias praças na cidade. Na região central foram isoladas as praças São Januário, Guido Marlière, Independência, Agenor Barbosa, Getúlio Vargas e Rosário, além da praça José Francisco Parma no bairro Coparma.
Matéria replicada do portal: Assessora de Comunicação da PMU