Revista Fato

menu Menu

Delimitando espaços com cores

Publicado por: , em 15/07/2021 - Categoria: COLUNAS

Tempo de leitura: 2 minutos

 

As cores são excelentes aliadas para transformar os ambientes. Além disso, são capazes de influenciar nas sensações que desejamos proporcionar. O grande ponto da vez é a utilização das cores de forma inteligente para delimitar espaços com fluidez e leveza.

Com a crescente onda dos Ambientes “Instagramáveis”, os atrativos visuais tornaram-se mais indispensáveis do que nunca, criando a premissa e incentivando as cores a tomarem conta dos espaços.

Mas, há muito tempo que essa opção é aplicada para criar delimitações sem a necessidade de impeditivos físicos. Como exemplos práticos, temos as linhas que delimitam as pistas das estradas, as faixas de segurança e também a pintura na grama dos campos de futebol. Essas são algumas das utilizações que estão presentes no nosso dia a dia para gerar

funcionalidade.

A delimitação de espaços com cores também é uma ferramenta aliada para auxiliar no distanciamento das pessoas, seja em filas ou outras diversas formas para garantir a segurança necessária em ambientes comerciais e espaço público.

O papel dos profissionais de arquitetura é transformar os ambientes de maneira visual, mas, principalmente, de maneira usual. Para isso, não é necessário utilizar apenas cores vibrantes ou a mistura de muitas cores: os tons neutros também fazem esse papel de maneira elegante e discreta.

Quando aplicar ao projeto, use a criatividade para separar ambientes com cores ao invés de obstáculos físicos.

– Umas infinidades de formas podem ser escolhidas para delimitar os espaços.

– Estampas podem e devem ser utilizadas também! Unir a delimitação dos espaços com projetos dignos do Instagram é a chave para um resultado sensacional.

PISOS E TETOS

Aposte na mistura de diferentes tipos de revestimentos para criar sensações visuais inesperadas.

– Mesclas de texturas nos mesmos tons auxiliam projetos mais neutros a manter sua sobriedade com um toque inusitado.

– Nos tetos, aproveite abuse da iluminação e mescle cores que podem ser alteradas conforme a usabilidade do espaço.

MÓVEIS

– Foque na funcionalidade! Identifique maneiras de adaptar seus projetos para criar espaços com delimitações claras e que realmente ajudem os seus clientes.

– Blocos de cor auxiliam na organização visual, facilitando também a usabilidade no dia a dia.

– Fuja do óbvio e vá além da diferenciação de cores entre módulos superiores e inferiores: misture!

Revista Fato