Revista Fato

menu Menu

Dos 31 casos descartados no Boletim Epidemiológico de Ubá desta segunda-feira (11), todos tratam-se de pacientes monitorados que não se enquadravam nos protocolos da SES para coleta do teste

Publicado por: , em 11/05/2020 - Categoria: SAúDE E BEM-ESTAR

Tempo de leitura: 3 minutos

Boletim Epidemiológico de Ubá (Covid-19) atualizado nesta segunda-feira, 11 de Maio.

A Pandemia do novo coronavírus chega com uma velocidade preocupante às cidades do interior de Minas Gerias. Na Zona da Mata Mineira, Ubá segue com (26) casos confirmados da doença seguida de algumas cidades da região: Muriaé possui (44) infectados, Rodeiro (4), Cataguases (8), Viçosa (8), Astolfo Dutra (2), Rio Pomba (1), Cajuri (1), Divinésia (1), Juiz de Fora (346) – a segunda cidade após a Capital Mineira com o maior número de casos confirmados em Minas Gerais. Além destas, outra cidades da nossa região também já possuem casos confirmados para Covid-19.

Nas últimas 24 horas Ubá não apresentou testagem positiva para a doença e o número de casos descartados teve um aumento considerável. Na data ontem, de acordo com o Boletim Epidemiológico de nº 57, Ubá tinha um total de (186) casos descartados. Já no Boletim de nº 58 emitido pela Prefeitura de Ubá nesta segunda-feira (11), o nº de casos descartados é de (217).

No entanto, é importante ressaltar que o número de casos descartados no boletim epidemiológico do Município de Ubá inclui também os casos monitorados. Ou seja, os (31) casos descartados de ontem pra hoje, tratam-se dos pacientes que apresentavam sintomas sintomas gripais e que não se enquadravam nos protocolos da SES para coleta do teste. Com isso, concluímos que de acordo com o Boletim Epidemiológico tivemos um aumento de mais (4) testagens nas últimas 24 horas. Ou seja, (20) pessoas aguardam o resultado do exame.

Um novo paciente do sexo masculino, faixa etária de 75 a 80 anos foi internado com quadro grave, estável e realizou o teste para Covid-19. Seguido deste, o município possui mais 5 internações ligada ao novo coronavírus, sendo três delas com resultado da testagem positivo para Covid-19 e duas aguardam o resulta do exame.

A Prefeitura de Ubá orienta que quanto a equipe de apoio a fiscalização cerca de 40 profissionais de educação que possuem contrato com a Prefeitura foram chamados para integrar as equipes de mobilização social e apoio às ações de fiscalização.

O trabalho começou na última segunda-feira, e já traz resultados expressivos. Tais equipes atuam em diversas frentes, entre elas o apoio às duas agências da Caixa Econômica Federal na organização das filas e triagem dos atendimentos. Sob orientação da equipe da Caixa, somente nesta quarta-feira, cerca de 200 atendimentos foram realizados nas filas pela equipe da Prefeitura, além da distribuição de máscaras e higienização das mãos das pessoas com álcool em gel. A redução no tempo de atendimento já é significativa.

Além disso, são abordadas pessoas nas ruas orientando sobre uso de máscaras, e realizadas visitas educativas a estabelecimentos comerciais orientando sobre as medidas de adequação ao funcionamento previstas no decreto municipal.
Unidade Integrada de Fiscalização recebe e atende as demandas de denúncias somente online, através do endereço www.uba.mg.gov.br/ouvidoria