Publicado por: Laila Jacob, em 27/10/2022 - Categoria: COLUNAS
Tempo de leitura: 2 minutos
A drenagem linfática manual (DLM), é definida como uma técnica de massagem especializada, representada por um conjunto de manobras que visam drenar o excesso de líquido acumulado no interstício. Com este recurso terapêutico, o intuito é a indução do líquido intersticial até os gânglios linfáticos para que sejam eliminados pela urina.
Os benefícios da Drenagem Linfática Manual são:
*Ajuda a combater o inchaço e a retenção de líquido
*Elimina as toxinas do corpo
*Evita a formação de celulite
*Melhora a circulação sanguínea
*Reduz medidas
Todas as pessoas podem fazer drenagem linfática, exceto aquelas com diagnóstico de câncer, infecções graves , trombose, hipertensão não controlada e insuficiência cardíaca.
A drenagem linfática também pode ser feita na gestação e nos pós operatórios de cirurgias plásticas.
Na GESTAÇÃO os benefícios são: ajuda a relaxar, alivia o inchaço típico da gravidez, reduz o acúmulo de líquido e dores musculares.
Mas também existem algumas contraindicações como: hipertensão não controlada, insuficiência renal, infecções de pele, trombose venosa ou qualquer doença relacionada ou sistema linfático.
Já no PÓS OPERATÓRIO, é fundamental para melhorar a circulação sanguínea e reduz o inchaço por meio da retirada do líquido que se acumula entre as células, além de contribuir para acelerar a cicatrização, aliviar as dores do pós operatório e diminui o processo inflamatório causado pela cirurgia.
A contraindicação é para os tecidos não íntegros ou lesionados, ferida aberta, trombose venosa profunda, problemas cardiovasculares, insuficiência renal.
Fisioterapeuta Dermato funcional – Crefito 219969-F.