Revista Fato

menu Menu

E a telefonia fixa, está mesmo acabando?

Publicado por: , em 24/11/2022 - Categoria: COLUNAS

Tempo de leitura: 3 minutos

O serviço de telefonia fixa, que durante muitos anos foi muito utilizado nas nossas casas e também nas empresas, vem gradativamente diminuindo sua relevância. Uma curiosidade que muitos não sabem, para entendermos a dimensão de seu valor no passado, é que esse serviço era incluído até como bem na declaração de imposto de renda de pessoa física. Você sabia disso?

É sabido que a telefonia móvel celular e os smartphones proporcionaram uma maior mobilidade para os usuários, além de apresentarem um custo consideravelmente menor. Além disso, neste contexto de transformação digital, houve uma intensa migração dos acessos de telefonia fixa para a telefonia móvel provocando uma queda no número de linhas fixas na última década.

Apresentando alguns números, segundo a Teleco (2022), observa-se o quanto estamos vivenciando a queda gradual da telefonia fixa.

                                                       Figura 1 – Evolução do número de acessos de telefonia fixa

                                                                                        Fonte: Teleco (2022)

Os números do gráfico acima evidenciam que tivemos uma ascensão em toda década de 90 e início do século 21 e que a partir de 2013, iniciou-se uma queda acentuada dos acessos de telefonia fixa.

Junto a essa queda apresentada e no contexto atual das operadoras de telefonia fixa, e no caso de Minas Gerais, que tem contrato de concessão com a Operadora Oi, observa-se grandes impactos no suporte e manutenção de sua rede. A Oi está migrando toda sua rede de cobre para fibra ótica e tem alegado um alto índice de registros de furtos de sua rede de cobre. Neste sentido, a operadora informa que essa mudança é necessária devido à insustentabilidade dos serviços prestados em telefonia fixa e ao desequilíbrio de custos para os serviços baseados na tecnologia de cobre.

Nesse cenário de falta de suporte, muitas empresas têm buscado alternativas com soluções inovadoras e com maior tecnologia. Uma das soluções que vêm ganhando espaço no meio coorporativo é a busca por uma solução via VOIP (Voice Over Internet Protocol). 

VOIP é a voz sobre protocolo de internet, ou seja, a transmissão de voz pelo IP. Logo, trata-se de uma ferramenta que permite efetuar e receber ligações pela internet, convertendo voz em dados.

Essa solução, que cresce exponencialmente desde a pandemia, vem quebrando grandes paradigmas no ambiente corporativo. Atualmente, as próprias operadoras vêm inserindo produtos VOIP em seus portfólios de serviços. Este é um setor que vem crescendo muito e, atualmente, já se encontra várias empresas, além das operadoras, que ofertam essa ferramenta.

Essa solução tecnológica apresenta vários benefícios e vantagens. Dentro desses, tem-se a possibilidade de maior mobilidade, permite a transferência automática de chamadas, ramal, gravações de ligações, URA (Unidade de Resposta Audível, ou seja, sistema de automação de atendimento), maior possibilidade de ampliação da estrutura interna de telecom e vários recursos com preços acessíveis. Da mesma forma, também apresenta algumas desvantagens e a principal delas é a dependência da rede de internet. Logo, a qualidade da chamada dependerá da conexão. Problemas na internet e rede poderão prejudicar a qualidade das ligações.

Caso tenha se interessado pelo assunto ou esteja passando por problemas em sua telefonia fixa, poderemos te ajudar.

 

Referências:

Teleco. Telefonia Fixa: Estatísticas de Acessos. https://www.teleco.com.br/ntfix.asp (2022)

Gillian Del Puppo

Formado em Ciências Econômicas e Contabilidade; Mestrado em Economia pela UFV; MBA em Gestão Empreendedora; Diretor Adm/financeiro da Facilita Telecom; Sócio proprietário da Express Cópias; Diretor Administrativo da ADUBAR.