Publicado por: Revista Fato, em 25/06/2020 - Categoria: SAúDE E BEM-ESTAR
Tempo de leitura: 2 minutos
Com a taxa de ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em 90% e em meio a pandemia pelo novo coronavírus, o governador Romeu Zema (Novo) exonerou o diretor responsável pela coordenação de leitos no Estado, Nicodemus de Arimathéia de Silva Júnior, que ocupava também o cargo de subsecretário de Regulação do Acesso a Serviços e Insumos de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES)
A exoneração foi publicada no Diário Oficial do Estado, “Minas Gerais”, nesta quarta-feira (24). Foi nomeada para o lugar dele Juliana Ávila Teixeira, que é da superintendência de gestão da SES.
“A mudança é natural e necessária para adequações neste momento de enfrentamento à pandemia de coronavírus”, publicou o governo em comunicado na noite desta quarta-feira (24).
A função do subsecretário de regulação da SES é cuidar da gestão de leitos e inspecionar os hospitais do Estado.
Ocupação de leitos
Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Saúde informou que atualmente estão cadastrados no SUS fácil 12.928 leitos clínicos e 2.964 leitos de UTI e que a taxa de ocupação geral de leitos de UTI está em 91,93% e de leitos clínicos está em 73,75%
“No momento, são 506 pacientes internados em leitos de UTI, em decorrência da Covid-19, ou por suspeita da doença e a taxa de ocupação está em 17,23%. Em relação aos leitos clínicos são 1.384 pessoas internadas em decorrência da Covid-19, ou por suspeita da doença e a taxa de ocupação está em 11,07%”, informou.
O secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, disse, em entrevista a Rádio Super nesta manhã que não há esgotamento de leitos. CLIQUE AQUI e leia mais.
Matéria replicada do Portal O Tempo