Revista Fato

menu Menu

Fobia social ou Timidez?

Publicado por: , em 03/04/2023 - Categoria: COLUNAS

Tempo de leitura: 1 minuto

Foto: Arquivo Pessoal

 

Típica fase da vida marcada pelas mais diferentes experiências, a adolescência, infelizmente, tende a ser difícil para muitas pessoas. Afinal, é durante essa época que as fobias mais comuns costumam se manifestar pela primeira vez. Também é nesse período que a timidez se intensifica ou é amenizada. Mas como saber se seu filho tem fobia social ou timidez?

Se você sempre teve essa dúvida, saiba que ela é mais frequente do que se imagina. A boa notícia é que eu estou aqui para te ajudar a diferenciar uma da outra

Timidez é um estado de vergonha, em que a pessoa passa a se sentir desconfortável com a presença de outras pessoas. Isso acontece ao ponto de, em tais circunstâncias, o indivíduo preferir falar pouco ou quase nada com os presentes no local.

Quando falamos sobre fobia social, estamos nos referindo a um transtorno de ansiedade. Logo, trata-se de algo que vai muito além dos episódios característicos da timidez, pois não se resume a ficar com vergonha ou não saber como reagir.

A fobia social é um estado de descontrole generalizado a respeito das emoções associadas ao medo de realizar interações com outras pessoas. Ela também está associada ao medo profundo de efetuar atividades simples em público, como fazer uma refeição.

Marcela Corbelli

Graduada em Psicologia; Atua na clínica em Ubá há cerca de 13 anos. É Pós graduada em Gestão de Pessoas e Psicanálise com crianças e adolescentes (em andamento). É Casada e mamãe de três filhos (Lorena, Otávio e Lívia).