Publicado por: Revista Fato, em 09/07/2020 - Categoria: INTERNET
Tempo de leitura: 2 minutos
Uma fake news noticiando a suposta morte do músico Humberto Gessinger foi publicada no início da semana em um perfil do Twitter que utiliza o mesmo nome do site Catraca Livre – trocando, porém, o “L” de “Livre” por um “I” maiúsculo.
Segundo a postagem, o líder do Engenheiros do Hawaii teria passado uma semana “internado em segredo” no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, mas não teria resistido às complicações causadas pelo novo coronavírus. Ainda na mesma publicação, o perfil afirmava que o velório ocorreria em breve em Porto Alegre (RS), e que as cinzas de Gessinger seriam espalhadas na Arena do Grêmio.
O próprio artista desmentiu a notícia. “Por mais que eu me esforce, não consigo entender por que alguém faz isso”, declarou Gessinger, em entrevista à GaúchaZH. “E é uma coisa fácil de desmentir. Imagino a situação de quem sofre isso em questões menos óbvias. É triste e preocupante.” O cantor também fez questão de frisar que sequer contraiu a covid-19.
“Cabe a todos nós romper estas correntes”, concluiu, sobre as fake news. “Não dar seguimento aos boatos. Buscar informação em locais confiáveis.”
Matéria replicada: NSC Total