Revista Fato

menu Menu

Margarida Salomão anuncia saída de Juiz de Fora do ‘Minas Consciente’

Novo decreto e construção de programa para enfrentamento à Covid-19 será definido na noite desta segunda-feira. Juiz de Fora aderiu ao programa estadual de retomada em maio de 2020.

Publicado por: , em 25/01/2021 - Categoria: REGIãO

Tempo de leitura: 3 minutos

Margarida Salomão em coletiva nesta segunda-feiraFoto: Instagram/Reprodução

A prefeita Margarida Salomão (PT) anunciou na manhã desta segunda-feira (25) a saída de Juiz de Fora do programa estadual “Minas Consciente”.

Atualmente, a cidade está na Onda Vermelha, fase mais restritiva do programa. Um novo decreto com o funcionamento de estabelecimentos e restrições será publicado na noite desta segunda e entrará em vigor na terça-feira (26), após uma reunião do Fórum de Defesa da Vida às 15h30.

De acordo com a chefe do Executivo, a medida ocorre após a Prefeitura receber demandas de diversos setores econômicos da cidade por causa do fechamento do comércio na Onda Vermelha

Na reunião marcada para esta tarde, a prefeita explicou que serão debatidas propostas e medidas preventivas para envolver toda a sociedade neste processo, para que ocorra engajamento e cumprimento efetivo das novas normas de combate ao coronavírus.

“O Minas Consciente é um programa muito importante, mas tem as características de ser estadual. Minas é do tamanho da França e penso que as decisões que são tomadas requerem muito mais tempo para serem implementadas do que aquelas que nós podemos assumir. Desta forma, estaremos investindo mais na nossa adequação sanitária, no que seja mais adequado às nossas peculiaridades. Reforço que a prioridade do governo municipal é a defesa da vida”, declarou.

 

Margarida também afirmou que se reuniu na última sexta-feira (22) com os secretários estaduais de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, e de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, onde debateu sobre a situação dos leitos de UTI para Covid-19 e medidas de enfrentamento à pandemia.

“Para esta deliberação, levamos em conta manifestações trazidas por diversos setores sociais, inclusive pela Câmara de Vereadores de Juiz de Fora. Nós queremos construir uma solução global para este desafio que está posto”, finalizou Salomão.

‘Minas Consciente’

 

Juiz de Fora aderiu ao programa criado pelo Governo de Minas em maio de 2020, na gestão do então prefeito Antônio Almas (PSDB). Com divisão do protocolo por ondas, o município já passou por todas as fases estabelecidas – desde a mais restritiva (Vermelha) até a última etapa para reabertura (Verde).

O “Minas Consciente” classifica as macrorregiões e microrregiões do estado através dos índices de aumento de casos de Covid-19 e capacidade e disponibilidade do sistema de saúde.

Desde o início de janeiro, a macro Sudeste e a micro de Juiz de Fora seguem classificadas na Onda Vermelha, onde é indicado o funcionamento apenas de serviços considerados essenciais, por causa do crescimento da doença.

Matéria replicada do portal G1 ZONA DA MATA