Publicado por: Dra Tuanny Rufato, em 29/06/2021 - Categoria: COLUNAS
Tempo de leitura: 2 minutos
Quem nunca misturou um alimento a mais na ração do pet? A situação mais relatada pelos tutores é a queixa de que o cão tem dificuldades em se alimentar com a ração. É muito comum os cães não gostarem da ração seca, o problema é que os donos acabam misturando os complementos por conta própria e isso pode trazer futuros problemas, como obesidade, dermatite, presença de tártaro, gastrite e gastroenterite por conta de misturar coisas alheias na ração.
A solução é trocar para alimentação caseira 100% natural ou fazer um mix, uma troca parcial entre a alimentação natural associada à ração, ou ela seca incluindo uma alimentação úmida, que são os patês e os saches, mas isso deve ser feito de forma orientada pelo médico veterinário nutricionista.
Sim, pode. Mas essa dieta deve ser feita pelo médico veterinário nutricionista que vai balancear essa dieta de acordo com a necessidade do animal. O mix é um conceito moderno de misturar ração com alimentação úmida ou alimentação natural, que visa mais saúde para o animal, qualidade de vida, satisfação e um paladar melhor. Sendo assim, fica mais fácil para o tutor administrar essa ração e hoje esse conceito do mix é super interessante e ainda faz bem para o animal.
Existem vários complementos que podem ser associados à ração, como frutas, legumes e gordura boa, como óleo de coco, azeite extra virgem, banha de porco, alguns queijos, iogurtes naturais e entre outros. É preciso ser lembrado que essa opção deve ser feita de forma orientada por um profissional de confiança e de preferência por um nutricionista, que vai recomendar as porções corretas , para que o animal não ganhe peso decorrente desse processo.
É muito importante observar se ele está bebendo água, uma vez que você começa a fazer esse mix, o animal diminui a quantidade de água e nós precisamos ficar atentos e forçar a ingestão de água. Algumas dicas é saborizar com água de coco, caldo de carne e fazer o sorvete de fruta, que é fruta batida com água congelada. Olha como é fácil de fazer!
Água de coco
Frutas
Caldo do cozimento de carnes ( sem tempero)
Iogurte natural
Essa água deve ser saborizada em pequena quantidade e oferecida várias vezes ao dia, para que essa água não estrague, não fique azeda.
Melancia ou melão picado e descascado
Água
Bata no liquidificador e coloque na forma de gelo
Leve ao congelador
Ofereça um cubinho por dia
Médica Veterinária de pequenos animais e especialista em Alimentação Natural para cães saudáveis e terapêuticas