Publicado por: Revista Fato, em 05/05/2020 - Categoria: REGIãO
Tempo de leitura: 1 minuto
A comparação com a Coreia do Sul feita pelo secretário de saúde Carlos Eduardo Amaral, na prática, pode não fazer tanto sentido. De fato, o país asiático foi exemplar na contenção do novo coronavírus, com 254 mortes, 10.804 casos confirmados e mais de 640 mil testados. A diferença é que, enquanto Minas registrou 94 óbitos e 2.452 confirmações até o momento, quase 90 mil casos aguardam análise.
A diferença é que, enquanto Minas registrou 94 óbitos e 2.452 confirmações até o momento, quase 90 mil casos aguardam análise.
Segundo o portal coronavirus-mg, o Estado tem um dos piores índices de testagem do país, com uma média de 130 resultados divulgados por dia, número bem distante do divulgado pelo governo. Romeu Zema chegou a afirmar em entrevista a capacidade do Estado em produzir 1.800 diagnósticos diários, mas, o que de acordo com ele, não seria a estratégia principal dadas as dificuldades financeiras e até mesmo de acesso aos exames.
No sábado (2), Minas recebeu cerca de 1,5 milhão de testes rápidos comprados da China a fim de serem entregues a órgãos públicos, empresas privadas e prefeituras do interior, entretanto, de acordo com o portal, ainda não há mais informações sobre o destino dos exames.
Imagem de chamada: Robson Valverde/Secom