Publicado por: Revista Fato, em 04/02/2022 - Categoria: AGENDA CULTURAL
Tempo de leitura: 2 minutos
Participando da retomada dos festivais nacionais de teatro as companhias: Rastro dos Astros, Libertas de teatro, Mercado Cultural e Clandestinos do Teatro da Escola das Artes Duoavesso estiveram na calorosa cidade de Governador Valadares na 14º do FENTA – Festival Nacional de Teatro de Governador Valadares que aconteceu entre os dias 20 a 23 de janeiro de 2022 e reuniu de forma presencial e segura companhias de todo o Brasil numa grande celebração de arte resistência.
O festival que é coordenado por Nazza Amaral da Companhia Asas do Invento teve o patrocínio da Lei Aldir Blanc do Estado de Minas Gerais e contou com uma excelente estrutura logística e de profissionais sempre atenciosos e dispostos.
A cidade de Ubá se fez presente com quatro espetáculos: “A Farsa”, “Hediondos”, “Estórias de Palhaços” e “Confesso”, que arrebatou além de troféus, os aplausos do público caloroso de GV.
O espetáculo “Confesso” da Companhia Clandestinos de Teatro oriundo dos alunos da Escola das Artes Duoavesso foi destaque entre o público e os jurados que dedilharam elogios aos jovens artistas em sua estreia nos palcos de festivais de teatro. Encenado por Gustavo Silva, Marlon Ulysses, Vini Lopes, Luana Marques, Emilly Trindade e com participações especiais de Lucas Menezes e do diretor Aurélio Pimenta o espetáculo aborda o caos humano e suas mazelas num grande cardiograma cênico em que atores vivem os dilemas das minorias e seus abusos. Com grande aceitação da população e arrancando calorosos aplausos de pé o espetáculo foi indicado na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante com as atrizes Luana Marques e Emilly Trindade ambas do espetáculo e únicas indicadas, ficando Emilly Trindade como a consagrada da categoria.
O espetáculo “Estórias de Palhaços” arrebatou os prêmios de Melhor Maquiagem por Maykon Ray e Melhor Trilha Sonora por Claudia Mara, Diego Vieira, Maykon Ray, Aurélio Pimenta e Lucas Menezes.
Já o espetáculo “Hediondos” estrelado por Adriano Lucas e Vinnie Bressan arrebatou os prêmios de Melhor Iluminação por Stella Moreira, Melhor Cenário, Melhor Ator Coadjuvante para Vinnie Bressan, Melhor Direção para Giovanni Gori e Melhor Espetáculo Palco.