Revista Fato

menu Menu

Ocupação de UTIs para Covid-19 em MG atinge 93%, recorde na pandemia

Este é o índice mais alto desde que o governo do Estado passou a divulgar separadamente os números dos leitos exclusivos para Covid

Publicado por: , em 22/03/2021 - Categoria: ZONA DA MATA

Tempo de leitura: 1 minuto

Dos 2.671 leitos públicos de terapia intensiva dedicados a pacientes com Covid-19 em Minas Gerais, 2.482 estão ocupados nesta segunda-feira (22). O número representa 92,92% de lotação, índice mais alto registrado desde que a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) passou a divulgar as ocupações separadas.

A ocupação ultrapassa 80% em 13 das 14 regionais de saúde, sendo que já atingiu 100% na Leste do Sul, Noroeste e Triângulo do Sul (veja no mapa abaixo). Apenas a região do Jequitinhonha, que engloba as microrregionais de Araçuaí, Diamantina e Turmalina/Minas Novas/Capelinha, apresenta uma taxa inferior, com 66% dos leitos Covid ocupados.

Em situação preocupante estão as regiões Centro, Centro Sul, Leste, Sul e Vale do Aço, que já ultrapassam 90% de vagas de UTI ocupadas.

A ocupação total de leitos de UTI no Estado é de 86,54%. Em 12 macrorregiões de saúde, a maioria dos leitos é ocupada por pacientes com Covid-19. No Triângulo do Sul, onde a proporção é maior, 95,83% dos internados em UTIs são tratados da doença causada pelo coronavírus.

Conteúdo replicado de DANIELE FRANCO – O TEMPO